ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Chega defende mais proximidade e descentralização de serviços camarários

109views

O candidato do CHEGA à Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Pacheco, visitou as freguesias mais afastadas do centro do concelho e onde, consequentemente, há menos oportunidades para os mais jovens, seja ao nível da habitação, seja de dinamismo económico.

Na Várzea José Pacheco assinalou o Dia Internacional do Idoso, que se celebrou, lembrando a importância de se acarinhar aqueles que já tanto contribuíram para a sociedade. Neste sentido, frisou que foi o CHEGA que levou a que o chamado “cheque pequenino” fosse aumentado para aqueles que tinham reformas mais baixas.

José Pacheco afirmou que a distância dos centros de decisão do concelho deve ser colmatada com a descentralização dos serviços camarários. Uma medida que pretende implementar na autarquia de Ponta Delgada.

Mas também a proximidade entre a autarquia e a população é importante para o CHEGA. Isso mesmo transmitiu José Pacheco à população dos Ginetes, onde deixou a garantia de visitar todas as freguesias do concelho de Ponta Delgada de forma amiúde, ouvindo a população e estando sempre atento às dificuldades das comunidades.

Comunidades que só se reforçam, se se mantiverem unidas em prol do desenvolvimento da própria freguesia. Algo que José Pacheco deu nota na Candelária, ao visitar o café pertencente à sede da Banda Filarmónica Nossa Senhora da Estrela.

Manter as tradições para reforçar o sentido de comunidade, é algo que o CHEGA sempre defendeu e quer manter.

Mas para se manter a população nas suas freguesias de origem é necessário habitação. Nas Feteiras, o candidato do CHEGA à Câmara Municipal de Ponta Delgada visitou o loteamento do Biscoito que foi anunciado há mais de 20 anos e que continua sem avançar.

José Pacheco garante que o CHEGA vai colmatar a falta de habitação no concelho, desburocratizando, promovendo a auto-construção, e apoiando as famílias a adquirirem a sua própria habitação.

O dia terminou na Relva com uma arruada, onde a candidata à Junta de Freguesia, Lorena Pereira, falou de outra questão muito importante para fixar população: educação. Na Relva a escola primária tem salas fechadas, que poderiam servir um Centro de Actividades de Tempos Livres evitando que as crianças da Relva fossem para outras freguesias para aceder a este serviço.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.