PONTA DELGADA | Berta Cabral destaca importância da agenda “Azores What’s On” na sustentabilidade e mitigação da sazonalidade
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, lançou ontem, em conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada, a “Azores What´s On”, uma plataforma digital pioneira, em formato aplicação e ‘website’, que promove o arquipélago, as dinâmicas turísticas, culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e todas as iniciativas institucionais.
Como referiu Berta Cabral, a Secretária Regional da tutela, este novo instrumento surge na linha do PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores), uma vez que, além de divulgar os eventos realizados em cada uma das nove ilhas dos Açores, cumpre com o objetivo de sustentabilidade e é um “grande contributo para a mitigação da sazonalidade”.
“Estamos perante uma ferramenta desmaterializada, que vem cumprir um dos grandes desígnios do PEMTA, que é a sustentabilidade. E, como esta agenda apresenta os eventos a decorrer todo o ano e em todas as ilhas, permitindo a quem nos visita programar melhor a sua estadia nos Açores, pode contribuir para mitigar a sazonalidade, outro dos grandes objetivos do PEMTA”, justificou.
Berta Cabral acredita que esta aplicação vai contribuir para “chamar a atenção de muitos visitantes e nichos de mercado que queiram visitar os Açores ao longo de todo o ano”.
Quem visita os Açores “vem à procura de uma experiência única e diferenciadora”, acredita a governante.
E prosseguiu: “nós só nos afirmamos no turismo quando oferecemos uma natureza exuberante, um mar que proporciona uma imensidão de atividades marítimo-turísticas, de ecoturismo, e quando podemos colocar à disposição das pessoas aquilo que nós herdámos como tradições, como cultura, aquilo que são as coisas mais genuínas que nós, ao longo do ano, fazemos e proporcionamos a todos”.
“Nesta altura do ano, em que foi possível carregar na aplicação «Azores What’s On» mais de 600 eventos, desde Santa Maria ao Corvo, dá bem nota da riqueza cultural dos Açores. Esta ferramenta congrega uma dinâmica que dá mais força não só ao turismo interno e à circulação dos açorianos entre todas as ilhas, mas também ao fortalecimento das fusões culturais, potenciando a economia local”, frisou ainda.
A “Azores What’s On”, que é acessível a todos os residentes no arquipélago e a todos os visitantes, une os Açores pela diversidade e impulsiona interação pela proximidade. São 19 as categorias de eventos disponibilizados na agenda cultural, desde a música ao teatro, do desporto aos festivais, da gastronomia à educação, entre outros.
Para obter a agenda “Azores What´s On”, basta descarregar a aplicação, gratuitamente, a partir da Apple Store e do Google Play, para ‘smartphones’.
GRA/RÁDIOILHÉU