ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Artur Lima anuncia investimento de dois milhões de euros para remodelação da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa.

Artur Lima anuncia investimento de dois milhões de euros para remodelação da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa.
630views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, promoveu hoje o lançamento da primeira pedra da obra de remodelação da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, que “poderá ver a sua capacidade aumentada até 55 camas”, num “investimento global do Governo Regional dos Açores na ordem dos dois milhões de euros” e com uma “previsão de execução de 18 meses”.

“Apesar de este reforço de camas se verificar no concelho de Ponta Delgada, responderá a toda a ilha de São Miguel”, afirmou o Vice-Presidente do Governo, referindo ainda que a ilha passa a “contar com 139 camas para Cuidados Continuados de média e longa duração”. 

Durante a sua intervenção, o governante lembrou que o “envelhecimento progressivo da população nos Açores” coloca “novos desafios no âmbito da saúde e do apoio social”.

“Cabe ao Governo Regional desenvolver e reforçar novas respostas integradas que combinem o setor da saúde e da solidariedade social, a fim de se satisfazer as necessidades mais básicas dos nossos utentes”, defendeu.

Para Artur Lima, a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, criada em 2008, é uma dessas respostas que assume “especial relevância” nos Açores.

“Com diferentes tipologias de serviço, as Unidades de Cuidados Continuados visam sempre a melhoria da condição em que determinado utente se encontra, restabelecendo-o devidamente para que possa regressar à sua casa”, observou.

Sendo esta uma resposta “tendencialmente temporária”, visando “responder às necessidades imediatas das pessoas”, Artur Lima apelou às famílias e equipas técnicas dos diferentes serviços públicos para que, “logo que se verifique a saída de utentes das unidades de Cuidados Continuados, se consiga criar planos de apoio alternativos”.

“As instituições contam com outras respostas, como é o caso dos Centros de Dia ou dos serviços de apoio ao domicílio, que tornam possível uma plena reintegração sociofamiliar”, concluiu.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.