ÚLTIMAS

PONTA DELGADA | Alexandra Cunha quer alargamento do horário do shuttle universitário para as Laranjeiras

©Hugo Moreira
370views

A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, Alexandra Cunha, defende um alargamento do horário do shuttle universitário para a residência das Laranjeiras. 

Reunida com a Associação Académica da Universidade dos Açores, Alexandra Cunha entende que, “por questões de segurança e conforto, o shuttle universitário que liga a academia à residência universitária nas Laranjeiras, deve ver o seu horário alargado em mais uma hora. O shuttle universitário funciona de hora a hora, fazendo a sua última viagem às 19h00. Porém, os alunos de gestão e economia e de alguns outros cursos terminam as aulas depois das 19h00, pelo que solicitam o alargamento do horário do shuttle até às 20h. Estamos perante uma exigência fácil de resolver”. 

Por outro lado, a cabeça de lista liberal ao Município de Ponta Delgada, discutiu ainda “a possibilidade de criação de um projeto na área da ação social municipal em que os alunos da Universidade sejam envolvidos”.

Segundo a cabeça de lista liberal à presidência do Município, trata-se de “um projeto que envolva os estudantes do ensino superior levando a Universidade dos Açores às diversas valências das freguesias”. 

“Estamos a falar de estabelecer uma parceria entre a Associação Académica ou a própria Universidade e a Autarquia, visando a disponibilização voluntária de alunos que queiram participar nas ações a desenvolver nos Centros de Atividades de Tempos Livres, nos centros de dia e em outras valências sociais que existam nas freguesias do Concelho”, disse.  

“Estamos perante uma ação que não envolve verbas, apenas participação e abertura de todas as partes. Para os alunos deslocados era uma medida bastante importante”, acrescentou Alexandra Cunha.

A candidata liberal deixou um lamento, no âmbito do projeto Ponta Delgada Capital Portuguesa da Cultura 2026: “Como ninguém sabe nada deste projeto de milhões, também não se consegue perceber se, por exemplo, a Semana Académica, concretamente, ou outro tipo de atividade que possa vir a ser desenvolvida pela Associação Académica será comtemplada na programação”.

Alexandra Cunha entende que os cerca de quatro milhares de alunos da Universidade em Ponta Delgada “devem ser envolvidos em mais projetos” na Cidade e no Concelho, considerando que “os apoios municipais atribuídos à Associação Académica não se devem cingir apenas à realização da Semana Académica”.  

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.