AGENDA

PONTA DELGADA | Agenda. “Contos Populares Portugueses da Califórnia” será lançado na Livraria Letras Lavadas

311views

A Bruma Publications e a Letras Lavadas, como parte do projecto Diáspora Açoriana do Portuguese Beyond Borders Institute na Universidade Estadual da  Califórnia, em Fresno, irão apresentar o “livro Contos Populares Portugueses da  Califórnia” (recolha e transcrição de Manuel Costa Fontes), após um diálogo  acerca da maior comunidade de origem açoriana nos Estados Unidos da  América, as suas histórias, vivências e potencialidades. 

A sessão terá lugar na Livraria Letras Lavadas, no dia 11 de  Março (sábado), pelas 17h, e contará com as presenças de Diniz Borges (Bruma  Publications) e de José Andrade (Director Regional das Comunidades). 

“Contos Populares Portugueses da Califórnia” pretende contribuir para preservar  uma velha tradição em via de desaparecimento, inclui 64 contos gravados e 26  informantes açorianos (20) e madeirenses (6). Sendo de carácter indo-europeu,  alguns contos são mais antigos do que a existência das nações. A introdução, em  português e inglês, inclui um panorama da imigração portuguesa para a  Califórnia. Fielmente transcritos a fim de reflectir a maneira de falar de cada  informante, os contos começam com resumos em inglês, sendo seguidos pela  classificação internacional de Isabel Cardigos e Paulo Correia, a qual, além do  Brasil, inclui numerosos paralelos do mundo de língua portuguesa (Angola,  Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor),  assim como variantes do mundo cultural ibérico a que Portugal pertence  (Espanha, América Espanhola, e Sefarditas). O livro termina com quatro  apêndices: vocabulário (os anglicismos estão colocados no fim), informantes,  motivos e tipos-conto. 

A presente colecção foi recolhida entre 1973 e 1975. Teve início no Vale de San  Joaquín (Tracy, Turlock), prosseguindo no sul do estado, em Artesia, onde se radicalizou uma grande comunidade oriunda da Terceira, e depois em San  Lorenzo, na área da Baía de São Francisco. No Sul, o autor também colectou  informantes em Chino, Ontario, Los Angeles e San Diego. Cinquenta dos 86  contos e anedotas desta colecção foram incluídas na sua tese de doutoramento na  Universidade da Califórnia, Los Angeles.

LV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.