ÚLTIMAS

PICO | “Teimosia e incompetência do Governo Regional” prejudicam alunos Açorianos no início do ano letivo

630views

Marta Matos e Mário Tomé lamentaram, esta quarta-feira, que os alunos e as suas famílias, no caso da ilha do Pico, estejam, uma vez mais, “a ser prejudicados pela teimosia e incompetência do Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, em garantir às escolas o número de assistentes operacionais adequados ao seu normal funcionamento”.

Conforme relembram os deputados socialistas eleitos pela ilha do Pico, e após o recente anúncio da EBS da Madalena do Pico que se vê obrigada a encerrar valências de forma alternada no arranque do novo ano letivo, para minimizar consequências maiores para os alunos, o PS/Açores tem vindo a denunciar a falta de assistentes operacionais nas escolas, apresentando, nesse sentido,  “propostas concretas que ajudavam a resolver o problema, como a abertura de mais vagas em concursos e a prorrogação extraordinária dos programas ocupacionais”, propostas que conforme salientam, “foram chumbadas pela maioria de direita, com o apoio do Chega e IL”.

“A situação que agora se vive na EBS da Madalena do Pico, e que se repete por muitas das Escolas da nossa Região, é da exclusiva responsabilidade do Governo Regional que, de forma irresponsável e abrupta, decidiu terminar com os programas ocupacionais sem acautelar as necessidades das escolas e sem assegurar a contratação do número de assistentes operacionais suficiente para garantir o seu normal funcionamento”, denunciou a parlamentar Marta Matos.

Para Marta Matos, o Governo Regional está a esconder “a real necessidade de assistentes operacionais nas escolas dos Açores”, limitando-se a anunciar que “serão contratados 200 assistentes operacionais em programas ocupacionais, para substituir pessoas que estão de baixa, sem mais nada dizer, enquanto ignora que esses profissionais têm um papel fundamental para o desenvolvimento escolar das crianças e dos jovens Açorianos”.

A esse propósito, os deputados socialistas manifestam a sua preocupação face ao aproximar do novo ano letivo, lamentando que “mesmo após todos os alertas e queixas” persistam “constrangimentos e prejuízos causados aos alunos e famílias da EBS da Madalena e de outras escolas na Região”.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.