ÚLTIMAS

PICO | PS. Governo Regional mantém Porto do Calhau do Monte encerrado pelo terceiro ano consecutivo

561views

Os deputados do PS eleitos pela ilha do Pico denunciaram, esta quarta-feira, que o Porto do Calhau do Monte permanece encerrado, pelo terceiro ano consecutivo, por “desleixo e inoperância” do Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega.

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleitos pela Ilha do Pico, Mário Tomé e Marta Matos, visitaram o local conjuntamente com o presidente da Junta de Freguesia da Candelária, Diogo Nunes.

No local, Mário Tomé deu voz à “indignação que as pessoas do lugar do Calhau do Monte, na Freguesia da Candelária do Pico sentem com a “falta de respeito e de consideração” por parte deste Governo Regional.

O Porto Calhau do Monte é muito utilizado por embarcações de recreio, para atividades desportivas e também pela pesca profissional, tendo sido fustigado pelo Furacão Lorenzo há quase quatro anos atrás.

“Estamos a chegar à época alta e este é o terceiro verão consecutivo que o Porto se encontra encerrado e, da parte deste Governo Regional, não vislumbramos nenhuma solução; não se compreende como é que uma obra que é de simples concretização, esteja ainda por acabar”, sublinhou o parlamentar socialista.

Mário Tomé recordou que a obra, num valor inferior a meio milhão de euros, “foi iniciada em 2021 e tinha um prazo de execução de 180 dias”.

“As pessoas do Calhau do Monte, da freguesia da Candelária e picarotos em geral pretendem que o Governo Regional do PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega resolva esta situação, que há muito devia estar resolvida”, frisou.

“O Governo Regional não soube dar um ponto de situação acerca do porto do Calhau do Monte na sua última visita estatutária, em outubro do ano passado. Chegados que estamos a meio de 2023, os picarotos continuam sem saber o que será feito naquela infraestrutura. Só sabem que não podem usufruir dela”, vincou o deputado do PS, Mário Tomé.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.