A Associação MiratecArts apresentou o novo programa, PAA! Awards – Prémios Audiovisuais Açorianos, no sábado passado. O evento especial, no Auditório da Madalena, na ilha do Pico, foi integrado no Montanha Pico Festival, com o intuito de destacar o melhor que se faz nos Açores.
Desde 2022, o Montanha Pico Festival apresenta um programa de mostra de trabalhos produzidos nos Açores, ou por açorianos, “Made in Azores”. Terry Costa, o diretor artístico, explicou que destacar, celebrar e premiar o que é nosso era um passo necessário, não só para incentivar mais criação, mas para dar mais visibilidade à produção que acontece nas ilhas, ou por suas gentes.
Parte dos prémios são atribuídos ao trabalho apresentado em seleção oficial no Montanha Pico Festival. “Estas são as obras submetidas ao festival no programa ´Made in Azores´, ou pelos próprios realizadores, produtores ou pelas empresas produtoras, depois de passarem pelo crivo de júri”, adiciona Costa. “Outros prémios são atribuídos a obras que vêm da nossa televisão, RTP Açores, com apoio e exibidos no canal público, atribuídos pela direção da associação. Neste caso, os troféus, construídos pela picarota Diana Silva, foram atribuídos à série “Caixa Negra” que estreou na RTP Açores no ano passado, e ao documentário de Bruno Correia, “Os Guardiões da Esperança: A Festa”.
O evento abriu com destaque ao projeto de Augusto Fraga, “Rabo de Peixe”, como sucesso mundial. “Quando falamos de que obra conseguiu mais audiências, mais visibilidade, não há dúvidas nenhumas que esta série é a cereja no topo de produção, e ficamos ansiosos para a sua segunda temporada, a estrear em breve na Netflix,” expressou Terry Costa.
Com o apoio em palco de Graça Moniz, da RTP Açores e Antena 1, Sidónio Bettencourt foi apresentado com o Prémio Personalidade. Ao telefone, e aplaudido por mais de duzentas pessoas presentes no Auditório da Madalena, a voz do “Interilhas” da Antena 1 Açores, e rosto do programa “Atlântida”, da RTP Açores e Internacional, expressou a sua gratitude perante a premiação, no ano em que está a celebrar 50 anos de carreira.
Os prémios atribuídos pelo trabalho submetido ao festival incluiu Diogo Rola, Diretor de Fotografia, “Faial in Winter” na sessão de vídeos promocionais; David Medeiros, Videoclipe “Calços da Maia – Romeu Bairos”; MJ Sousa, pelo seu trabalho em Documentário “Cócegas da Terra” e “Sabrina”; David Pinheiro Vicente, como Realizador de “Os Caçadores”; e, Rosa Coutinho Cabral, pelo Filme “A Mulher que Morreu de Pé”.
Prémios especiais foram atribuídos à produtora “Advogado do Diabo”, pela contínua produção de programas de excelência, desde “Mal-Amanhados” até ao seu primeiro filme, “First Date”, que recebeu antestreia no festival. Ainda foram destacados a atriz Ana Lopes, “ON SCREEN TALENT”, e o ator Tomás Furtado de Melo, como novo talento.
“Esperamos que este evento se repita. Incentivo todos os produtores e realizadores açorianos a participar nos futuros projetos da MiratecArts,” vincou Terry Costa no final da noite, adicionando que a plataforma online miratecarts.com/artistas é para todos os talentos criativos artísticos que vivem nas ilhas, ou são açorianos, que desejam fazer parte.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU