REGIONAL

PICO | O livro “Néveda nas Américas” incentiva a criança em todos nós a conhecer o mundo

A partir do Museu do Vinho do Pico, Terry Costa e Vera Bettencourt já ponderam sobre a próxima aventura da Néveda.
219views

O novo livro de Terry Costa, ilustrado por Vera Bettencourt, é um puro exercício de imaginação que leva o leitor numa viagem educativa dos Açores até a várias cidades da América do Norte à América do Sul. Apresentado no AnimaPIX, o festival de animação da ilha do Pico, a nova aventura da menina Néveda chegou a centenas de pessoas, nos últimos dias, com leituras e atividades em vários eventos na ilha montanha.

A personagem baseada na flor da planta florífera Calamintha officinalis, mais conhecida por nêveda, radicou-se na ilha do Pico no seu primeiro livro ilustrado, “Néveda nos Açores”. Agora, em “Néveda nas Américas”, a segunda aventura publicada, a Néveda constrói um teletransporte, cujo nome já é muito querido da malta mais pequenota: CATATRAM-LALALAND.

Os autores criaram uma ferramenta didática, através do texto de Terry Costa e dos desenhos coloridos de Vera Bettencourt, que “levam à conversa sobre o mundo da arte, o ambiente, a emigração açoriana, viagens e muitos outros assuntos, alimentando a criatividade. O seu intuito é também o de inovar as potencialidades do que um livro pode incentivar na imaginação de cada individuo,” diz Terry Costa.

“A minha pintura sempre foi figurativa-narrativa,” explica a ilustradora Vera Bettencourt. “Daí, o tempo me ter levado à ilustração, que caracteriza-se por linhas leves e cores suaves materializadas, no papel, maioritariamente pelas técnicas de aguarela e de lápis de cor. Na criação da Néveda foquei-me também na estética Kawaii, que apercebi-me era precisamente isso que o texto e o autor pretendia.”

Os criadores da Néveda, um projeto da MiratecArts com a editora Néveda Ent., já imaginam qual será a próxima aventura. “Há tantas possibilidades para nos podermos focar,” admite Terry Costa. “A escolha será entre o mais perto, em termos de ilha, ou o mais longe na imaginação.”

Os livros da coleção de grande porte ilustrado estão disponíveis nas livrarias e papelarias da região, incluindo Letras Lavadas e Solmar Livraria em São Miguel, Loja do Adriano em Angra do Heroísmo, Telegrapho na Horta, e na ilha do Pico, sede da editora, encontram na Adega das Artes, Belarte e na Livraria Companhia das Ilhas. Também podem visitar nevedapico.com online para acompanhar o desenvolvimento do projeto.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.