Granjeando grande sucesso, a Campanha SOS Cagarro contabilizou mais de seis mil resgates em toda a Região. Com o intuito de mitigar o impacto da poluição luminosa nas aves marinhas, o Município da Madalena volta a apagar as luzes em diversas zonas costeiras da Vila, de quinta-feira a sábado, entre as 23h00 e as 5h00, sensibilizando a população para o risco de encandeamento e atropelamento dos cagarros.
De 18 a 20 de novembro as ruas da Madalena voltam a ficar às escuras. A Autarquia irá apagar a iluminação pública nas zonas costeiras da Vila que registam um número mais elevado de quedas de cagarros.
Sensibilizando uma vez mais a população para os efeitos nocivos da poluição luminosa nestas aves marinhas, a iniciativa do Município tem como objetivo prevenir o encandeamento e queda dos cagarros, uma das mais emblemáticas espécies da Região, evitando assim o risco de atropelamento e facilitando o seu regresso ao mar.
Com cerca de 75 por cento da população nidificante de cagarros, os Açores são a região do mundo que alberga mais casais reprodutores da espécie Calonectris Borealis, fazendo da sua proteção e conservação uma responsabilidade das nossas ilhas.
CMM/RÁDIOILHÉU