PICO | Mónica Seidi presidiu ao lançamento da ampliação do Centro de Apoio ao Idoso da Madalena
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu na quarta-feira ao lançamento da obra de ampliação do Centro de Apoio ao Idoso da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico.
Esta ampliação trará mais 30 vagas residenciais à população envelhecida da ilha, subindo o número de 74 vagas para um total de 104 nesta estrutura, representando um investimento global previsto de 4,6 milhões de euros.
No lançamento da primeira pedra, Mónica Seidi que, para o Governo Regional, é fundamental “fazer algo concreto para criar condições melhores para quem trabalhou uma vida inteira e agora merece um descanso digno, rodeado de apoio e de cuidados”.
“Por isso mesmo, o total dos apoios a esta instituição já ultrapassou, desde 2021, os dez milhões de euros”, realçou.
Esta nova estrutura tem uma capacidade residencial de 30 camas, distribuídas por 13 quartos duplos e quatro quartos individuais tendo como base os serviços já existentes, designadamente a cozinha e a lavandaria, bem como os serviços administrativos e áreas outras áreas funcionais.
O acesso é feito por uma passagem coberta elevada, tendo em atenção a linguagem arquitetónica do edifício existente, para que seja criada uma ampliação harmoniosa.
Além da modernização, esta ampliação trará mais conforto ao edifício, e Mónica Seidi destaca a criação de “mais espaço para se poder dar mais e melhor resposta à população envelhecida dos serviços da valência de Estrutura Residencial para Idosos porque as pessoas estão, realmente, no centro das preocupações do Governo Regional”.
GRA/RÁDIOILHÉU