Nos últimos dez anos, várias temáticas na cultura montanhosa têm sido apresentadas através do Concurso Internacional de Fotografia Montanha, apresentado no Montanha Pico Festival. O trabalho de Isabel Nolasco e Filipe Alves foram os vencedores desta edição dedicada à “Mulher & Montanha”.
“A mulher, que ainda luta por conquistar o lugar que lhe pertence neste negócio familiar, intervém e participa em todas as fases do processo, desde a vindima até à colocação do vinho no mercado, já com a sua marca. Está a criar o seu futuro com a força e determinação que lhe conheci. É uma lutadora.” Foi assim que Isabel Nolasco apresentou a sua fotografia “Mulher, Montanha e Vinha”, vencedora da categoria de Fotografia de Montanha do Pico, nesta décima edição do concurso, que pedia um encontro da mulher com a montanha. A foto retrata uma jovem enóloga e produtora de vinho do Pico, um universo e negócio que ainda hoje é dominado por homens.
Além de destacar a montanha do Pico, o concurso também tem uma categoria dedicada às montanhas do mundo além dos Açores. A foto vencedora nesta categoria é do Moçambicano Filipe Alves que nos apresentou a fotografia intitulada “O Silêncio”, o qual promove passeios pelos trilhos das Dolomitas nos Alpes italianos.
Os vencedores ficam assim convidados para participar num futuro programa da MiratecArts, na ilha do Pico, e mostrar as suas obras em exposição. O Montanha Pico Festival apresenta 10 noites de cinema, de 4 a 27 de janeiro, no Auditório do Município das Lajes do Pico, no Auditório da Madalena e no Auditório da EBS de São Roque do Pico.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU