PICO | Madeira e seus instrumentos tradicionais sobem aos palcos do Festival Cordas nos Açores

Em parceria com o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a associação Xarabanda, o Festival Cordas apresenta pela primeira vez os instrumentos tradicionais do arquipélago vizinho, e muito mais.
De 1 a 11 de outubro, a Madalena do Pico, nos Açores, é a capital dos cordofones, e o arquipélago da Madeira está bem representado.
“Criar parcerias, e trabalhar em conjunto com várias entidades do nosso país, sempre fez parte da associação MiratecArts”, admite o diretor artístico Terry Costa, “por isso, para conseguir proporcionar mais sobre a história dos cordofones no nosso país, incluindo as regiões autónomas, esta tipo de parcerias tem vindo a ser conquistadas nos últimos anos, e é com alegria que apresentamos na décima edição do Festival Cordas uma excelente turma madeirense.”
Jovens alunos Daniela Luís, Francisco Jesus, Leandro Aguiar, Madalena Santos, Pedro Perestrelo, Rafael Freitas, Vasco Moniz e os professores Ricardo Mota, Roberto Moniz, Roberto Moritz e Teresa Leão, sobem ao palco do Auditório da Madalena com Orquestra Típica Madeirense e ainda o Quinteto Madeirense. No Museu do Vinho do Pico, os instrumentos tradicionas são apresentados pelas mãos de Roberto Moniz e Roberto Moritz, que têm levado a Madeira ao mundo nos últimos anos. Trio de Bandolins na Biblioteca da Madalena e ainda participação nos eventos de partilha e aprendizagem, a turma madeirense vai criar momentos únicos para os músicos e público aderente.
Conservatório – Escola das Artes da Madeira, recebeu este nome em Decreto Legislativo Regional da Madeira em 2024, ampliando o seu âmbito para incluir o ensino artístico em todos os níveis, a produção de conteúdos e a investigação científica nas artes. A entidade nasceu em 1946 como Academia de Música da Madeira e recebeu varias reestruturações durante sua história.
Com mais de 40 anos de atividade, os objetivos e fins da Associação Musical e Cultural Xarabanda inclui a pesquisa e investigação da música tradicional; ensino de instrumentos musicais da tradição madeirense; ações de formação na área da música e dos instrumentos populares madeirenses; editar um cancioneiro popular de tradição oral do Arquipélago da Madeira.
MiratecArts tem o prazer de acolher uma bela turma de profissionais professores e alunos, parceria com estas duas entidades de importância musical do arquipélago da Madeira, para a décima edição do Festival Cordas, na Madalena do Pico. Para mais informações visite festivalcordas.com e siga no Facebook: CordasWorldMusicFestival para publicações diárias.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






