A MiratecArts continua a adicionar grandes obras de pintura de rua no Madalena Roteiro de Arte Pública, enquanto restaura e renova algumas das mais de vinte peças de arte que fazem parte deste roteiro, que pode ser desfrutado na mais jovem vila da ilha do Pico.
A nova adição vê o artista Navi The Character de volta ao Jardim de Infância da Madalena. “Cordas, Música e Natureza” é o título da obra, a qual o artista publicou nas suas redes sociais que executar esta pintura foi quase como uma dança, com escadas e escadotes para se conseguir a altura desejada: “Para cima para baixo, para a frente para trás, para o lado e para o outro, a dança e música da parede mural.”
Na apresentação oficial, o artista explicou o seu objectivo. “A minha visão é usarem esta pintura como ferramenta para cativar e ensinar os mais pequenos e jovens para a música e para a arte juntamente com instrumentos musicais reais e pessoas criativas o suficiente para dinamizarem este pequeno espaço do recreio: guitarra clássica desenhada com rigor para ajudar nas explicações, nota musical, teclas de xilofone mais abstratas, onda de som de um metal, isto tudo interligado com várias personagens, elementos naturais, formas e cores vibrantes.”
Navi The Character já tem, do outro lado do recreio da mesma escola, a obra “Stay Humble Human” que executou há cinco anos. “O recreio destas crianças fica assim mais colorido e educativo,” adiciona o diretor artístico da MiratecArts, Terry Costa. Catarina Manito, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Madalena, agradeceu ao jovem artista a sua colaboração, enaltecendo a importância de dar “arte, cor e vida às escolas”, acrescentando ainda a ideia de se desenvolver mais obras de arte educativas, para outros espaços escolares da Madalena.
Este projeto contou com o apoio da Direção Regional dos Assuntos Culturais, através do programa RJAAC do Governo dos Açores, assim como apoio à residência do artista e logística da obra pela equipa da Câmara Municipal da Madalena. “O ditado antigo notava que era preciso uma aldeia para criar uma criança, pois aqui não é diferente,” anota Terry Costa, terminando a apresentação com o apelo. “É necessário uma vila para construirmos algo, e mais importante ainda, uma sociedade que respeite o trabalho de arte pública para podermos desfrutar por muitos anos, antes da mãe natureza o reclamar para si. Juntos conseguimos mais!”
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU