A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade Social, informa que a Santa Casa da Misericórdia da Madalena lançou o concurso público, com um preço-base de três milhões de euros, acrescido de IVA, para a empreitada de ampliação do centro de apoio ao idoso, no concelho da Madalena do Pico.
Este concurso público foi publicado hoje em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, II SÉRIE – n.º 238, com o Anúncio n.º 598/2023 de 13 de dezembro.
O presente investimento visa ampliar o lar de idosos, providenciando uma melhoria significativa das condições de funcionamento e de acolhimento dos utentes daquela ilha.
“Estamos a investir em respostas de qualidade no apoio à população idosa com verbas do PRR, colmatando necessidades reais das comunidades locais”, sublinha Artur Lima.
Segundo o governante, dado o “envelhecimento da população e o esgotamento da capacidade instalada na ilha do Pico na resposta ERPI, estamos a procurar reforçar o número de vagas, adequando a oferta à procura existente”.
Com um prazo de execução previsto de 540 dias, esta empreitada integra a medida do PRR – “Requalificar e Alargar a Rede de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas” –, que faz parte da componente C03-i04-RAA – Implementar a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
Incluindo o projeto, a empreitada, a fiscalização, o equipamento e outras despesas, a ampliação do centro de apoio ao idoso da Madalena representa um investimento global de 4.611.000,00 euros, financiado pela Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Solidariedade Social.
GRA/RÁDIOILHÉU