
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou a obra de construção da Variante à Madalena, na ilha do Pico, acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e pela sua equipa.
A visita enquadrou-se no acompanhamento regular que o executivo governativo tem vindo a realizar às empreitadas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de avaliar no terreno a execução dos projetos que estão em curso em várias ilhas.
A nova Variante à Madalena, atualmente em construção, terá uma extensão de 1.521 metros e ligará dois troços de Estradas Regionais na periferia da vila. Permitirá retirar o tráfego pesado do centro urbano, aumentando a fluidez da circulação e reforçando a segurança rodoviária. O projeto contempla uma faixa de rodagem com duas vias, ciclovia, passeios, arborização, muros de vedação, drenagens, sinalização rodoviária, iluminação pública e integração paisagística.
O investimento global ascende a 8,5 milhões de euros, incluindo IVA e expropriações, dos quais 2,4 milhões são financiados pelo PRR. A empreitada está a cargo do consórcio Tecnovia – Açores/AFAVIAS – Engenharia e Construções – Açores, SA., na sequência de concurso público.
José Manuel Bolieiro destacou a importância de estar presente e acompanhar de perto estes investimentos.
“Esta visita demonstra o empenho do Governo em acompanhar de perto os investimentos do PRR. Estamos a criar circuitos logísticos modernos e funcionais, que reforçam a coesão territorial e valorizam o nosso território”, disse.
O líder do executivo regional sublinhou ainda que este tipo de obras vai muito além da dimensão local, integrando uma estratégia regional mais ampla.
“Estamos a desenvolver em praticamente todas as ilhas circuitos logísticos que garantem mobilidade mais adequada, maior segurança e novas oportunidades de valorização do território”, detalhou.
No âmbito do PRR – Investimento C07-i05, a Região Autónoma dos Açores definiu como prioritária a melhoria das acessibilidades aos centros populacionais, zonas de atividade económica, portos e aeroportos, através da construção de dez variantes e circulares, bem como da beneficiação de dois troços de estradas regionais.
Até ao momento já foram concluídas quatro empreitadas: a Variante de São Roque, a Variante Portal do Vento e a primeira fase da Variante Furnas/Povoação, em São Miguel, e a Variante de Santa Cruz, na Graciosa. A Variante da Madalena integra esta rede de investimentos estruturantes, que o Governo dos Açores acompanha de forma contínua, reforçando a ligação entre as comunidades e promovendo o desenvolvimento equilibrado da Região.
GRA/RÁDIOILHÉU






