
Inês Ribeiro é uma das artistas colaboradoras da MiratecArts que participa todos os anos com a associação. Seja num dos festivais ou na sede propriedade, MiratecArts Galeria Costa, como aconteceu nesta a décima terceira edição do Azores Fringe Festival.
“Paisagem da ilha” é o trabalho de Inês Ribeiro que agora tem casa no ´Canadian Backalley´, uma secção da propriedade dedicada à conexão entre Canadá e Portugal, que vem desde o luso-canadiano, fundador da entidade com sede na ilha do Pico, Terry Costa. Canadian Backalley proporciona 13 pedras do Pico, cada uma marcando um território ou província do Canadá, em que os artistas propõem projetos que conectem os dois países. A obra de Inês Ribeiro ficou na pedra que representa a província de Ontário, por ser um trabalho inspirado no artista açoriano Domingos Rebêlo, que tem um grande espólio, família e expôs nesta província canadiana.
“A Inês já faz parte de casa,” admite o diretor artístico da MiratecArts. “Desde workshops a programas ao vivo e peças de arte, a artista tem um currículo incrível em parceria com a nossa associação, que inclui quatro instalações de ilustração em cerâmica colocadas na sede propriedade. A Inês também foi a primeira artista a participar quando grávida, e agora sua filha faz parte do programa, o qual nos satisfaz bastante,” adiciona Terry Costa. O seu próximo projeto tem Natália Correia em mente.
Na MiratecArts Galeria Costa, e seus 2,6 hectares de arte na natureza, encontram-se mais de 50 obras. Em 2024, mais de 5 mil pessoas visitaram a propriedade, além dos que visitam clandestinamente, “porque o portão está sempre aberto a quem quer aventurar na pesquisa,” diz Terry Costa, “incluindo vestígios de algumas peças efémeras que a natureza já tomou conta.”
“O barro é terra e ela nos conecta,” apresenta Inês Ribeiro. “Este trabalho surge da análise da obra Paisagem de Domingos Rebêlo em confronto com a paisagem atual da ilha, filtrada pelos meus olhos que a observam e interpretam diariamente. Procura-se estabelecer um diálogo ilustrativo com a paisagem, expressão que obedece à linguagem própria do material, à estrutura formal e ao tratamento cromático.”
Artistas com ideias para o Canadian Backalley, ou outras zonas da propriedade, podem contatar MiratecArts. Um projeto com o apoio da Direção Regional da Cultura, Governo dos Açores.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






