Estefânia Surreira é artista convidada da edição de 2024 do Azores Birdwatching Arts Festival. O programa chega a todas as escolas do concelho das Lajes do Pico nos próximos dias 19 a 22 de novembro. Além de visitar as escolas com o seu livro “O Canto da Serra-Mãe”, a contadora autora lidera um workshop de escrita criativa e narração oral, aberto ao público em geral, na Biblioteca Municipal Dias de Melo.
“O livro faz-nos voar bem alto, num bater de asas, com a pequena Escrevedeira-das-Neves,” explica a autora, enquadrando o seu programa na temática do festival de observação de aves e conservação da natureza. “Ela tinha desejo de descobrir o mundo e mergulhar no desconhecido. Aventurou-se e deixou as terras longínquas do Ártico até pousar no topo da Serra da Estrela. Na sua busca pela aventura encontra outro pássaro, a Estrelinha-de-Poupa, que lhe dá a conhecer uma nova espécie: os humanos.”
Estefânia Surreira criou o projeto de mediação de leitura “As tartarugas também voam”, por ser o título de um dos filmes da sua vida e por acreditar que elas voam de verdade (quando nenhum ser humano está por perto, é claro). Aprendeu a ler histórias em voz alta e a narrá-las, descobrindo que elas se tornam reais, no momento mágico da partilha com o outro. Com aquele que escuta. Com aquele que se deixa emaranhar nos longos fios de palavras que vamos soltando dos livros, da nossa imaginação, da nossa voz, do nosso corpo. Descobriu o poder maravilhoso das estórias e aprendeu que é possível resgatar contos, memórias e afetos e partilhá-los com quem sabe que as tartarugas, lá do outro lado da vida, também voam.
Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts e programador do Azores Birdwatching Arts Festival admite que “por cada artista convidado que abraçamos na ilha montanha, espero que incentive talentos criativos da nossa terra a investirem mais no que é nosso, desenvolver as nossas histórias e temas ilhéu, seja através da escrita, da música, da dança ou pintura – qualquer arte que podemos apresentar.”
Para acompanhar o festival, com o epicentro e parceria do Município das Lajes do Pico, e ficar a par de todas as atividades, visite a página oficial no Facebook: Azores Birdwatching Arts Festival.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU