ÚLTIMAS

PICO | Azores Wine Company no Top-100 das melhores adegas do mundo

749views

É a primeira vez que uma adega dos Açores recebe esta distinção, o que mostra, uma vez mais, o reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos produzidos na ilha do Pico com a assinatura do enólogo António Maçanita.

De acordo com a Wine & Spirits esta escolha é baseada na performance dos vinhos, os quais têm impressionado consistentemente o seu painel de provadores e críticos.

A Azores Wine Company, em conjunto com três outras adegas portuguesas, estará presente no evento de apresentação dos melhores produtores do mundo, a decorrer no dia 11 de outubro na cidade de São Francisco.

Recorde-se que a Azores Wine Company – um projeto de António Maçanita e Filipe Rocha – tem sido a grande responsável pela revolução dos vinhos dos Açores da última década. Entre os vários prémios recentes destacam-se o de Empresa de Vinhos do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas) e o Vinha dos Utras eleito como Melhor Vinho do Ano 2021 (Revista Grandes Escolhas). Para além disso, os vinhos da empresa são frequentemente premiados e destacados com as algumas das melhores pontuações para Portugal nas revistas da especialidade a nível internacional.

Em julho de 2021, a Azores Wine Company abriu a sua nova adega no Pico, assinalando também uma nova era para o turismo da ilha e dos Açores – o enoturismo. O edifício foi construído com grande respeito pela paisagem onde está inserido, em pleno Património Mundial da Unesco. Para além da área de produção de vinhos, a AWC tem uma Sala de Provas, Restaurante e Alojamento. O projeto, de reconhecida qualidade, afirma ainda mais a ilha do Pico como um destino para os amantes do vinho, que encontram agora uma adega com todas as valências de um enoturismo de grande qualidade.

De notar que a nova adega da Azores Wine Company tem sido destacada a nível internacional por publicações de referência como o Financial Times, New York Times, Monocle ou Forbes. Esta última deu particular destaque à gastronomia, colocando o restaurante da Azores Wine Company como um dos 50 restaurantes a visitar no mundo em 2023.

Em 2022, o projeto de enoturismo da Azores Wine Company foi distinguido com o Prémio Revelação do reconhecido Guia “Boa Cama, Boa Mesa” do jornal Expresso.  Já em 2023, a empresa recebeu o prémio “Melhor Enoturismo Sustentável”, pela APENO, que destacou o projeto da Azores Wine Company, “não só a nível do respeito e práticas ambientais, mas também ao nível da promoção da região, do envolvimento da comunidade através dos seus recursos humanos, entre outros (…)”

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.