AGENDA

PICO | Artistas internacionais partilham culturas e instrumentos diferentes no Festival Cordas

FOTO | Pedro Silva
451views

O festival de músicas do mundo, Cordas, está a celebrar a sua décima edição na Madalena do Pico. Tocadores da ilha com violas e guitarras pisam palcos lado a lado com músicos internacionais que apresentam suas culturas e instrumentos de cordas diferentes, alguns nunca antes vistos na ilha do Pico. 

Ontem à noite, a meio do festival, a sonoridade do timple das Canárias subiu a um dos maiores palcos dos Açores, Auditório da Madalena. Beselch Rodríguez é um dos principais representantes da nova geração de tocadores de timple das Canárias, interessados em procurar um som global enraizado na tradição. Artista autodidata com uma abordagem musical única, fundiu com sucesso estilos e novos processos para levar ao seu público um som baseado nas raízes de uma forma renovada e contemporânea. Acompanhado por Carlos Martín, Beselch representou as Canárias no Festival Cordas pela terceira vez. 

Uma estreia foi Mbye Ebrima, de Gâmbia, que com o seu Corá (Kora) recebeu o maior aplauso visto no festival, até hoje. No domingo à tarde, quase duas centenas de pessoas “sentiram a euforia do carisma e paixão deste africano que apresentou música da sua terra,” diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts e fundador do Cordas. “Estamos numa celebração especial e num ponto de viragem com o nosso festival, pequenino para o mundo, mas gigante para a ilha. São dez anos de muita partilha e uma viagem por várias culturas dos quatro cantos deste mundo.” 

Sarod, o instrumento Indo-Persa, também já encantou o público do Cordas. Apresentado por Wyetta Bontempo, sentada numa colcha no chão da Biblioteca da Madalena, “trouxe uma paz ao espaço e momento zen”, admitiu a bibliotecária Fernanda Medeiros, enquanto um dos regulares, Fernando Machado, que marca ponto na audiência diariamente, admitiu  ao diretor artístico que nunca viu um evento como estes, “incrível a diversidade que é apresentada neste festival.” 

O Festival Cordas continua até 11 de outubro e ainda inclui internacionais Maija Kauhanen, da Finlândia, a encerrar o programa, os brasileiros Luizga e Laya, Kukka e Rai Ridder da Alemanha, e ainda a chinesa Lu Yanan, além de uma bela turma portuguesa que inclui Frankie Chavez, Marta Pereira da Costa, Pedro Mestre e açorianos Ruben Bettencourt e Jonathan Afonso, entre outros. Para a agenda visite festivalcordas.com e siga nas redes sociais para notas diárias.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.