AGENDA

PICO | Agenda. O Fringe vem aí – vamos ao Fringe!

106views

MiratecArts apresenta o design de Pedro Evangelho Lopes, criado para a décima primeira edição do festival internacional de artes, Azores Fringe Festival. Com epicentro na ilha do Pico, uma explosão artística dos Açores para o mundo é o mote do festival, que este ano abre as portas mais cedo que o habitual.

“Devido às mudanças turísticas, que influenciam a maneira de viver e trabalhar na ilha, decidimos apresentar o epicentro do Fringe umas semanas mais cedo que o habitual”, admitiu Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora do festival. “Sendo assim, o Fringe 2023 abre a 18 de maio na ilha do Pico e depois segue pelas ilhas, em parceria com outras entidades, durante o mês de junho.”

As propostas de artistas que vivem fora da região já encerraram. Os artistas da região e registados na plataforma da miratecarts.com ainda têm a oportunidade de propor participação até 31 de janeiro. O documento oficial encontra-se em azoresfringe.com assim como um arquivo de edições passadas. “Tudo o que é relacionado com a cultura artística e a criatividade dos nossos colaboradores é bem vindo – a natureza e os orçamentos são os únicos júris dos projetos de criação, desenvolvimento e mostra cultural no Fringe,” vinca Terry Costa. Mais de 2450 artistas oriundos das 9 ilhas dos Açores, e de 64 países, já apresentaram a sua arte com a MiratecArts.  

O design para 2023 vem cortesia do colaborador Pedro Evangelho Lopes. O jovem propôs à associação a imagem e as ferramentas de promoção para o festival, o cartaz e gráficos para as redes sociais. Pedro Evangelho Lopes estudou Artes Visuais na ilha Terceira. Atualmente, estuda Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Expôs na maior feira do livro dos Açores “Outono Vivo”, com caricaturas de escritores portugueses. Publicou a sua primeira banda desenhada “O Pistoleiro do Futuro” em 2019, pela editora Escorpião Azul. Colabora ocasionalmente com ilustrações e crónicas no Jornal da Praia e com a MiratecArts.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.