AGENDA

PICO | Agenda. Documentário ‘Maresias’ estreia em março no Auditório da Madalena

547views

400 anos de trocas comerciais entre o Pico e o Faial deram mote à longa-metragem, de Sandra Cristina Sousa, que retrata “as travessias heroicas de um povo que lutou contra ventos e marés”, para sobreviver numa ilha isolada, onde os bens mais perecíveis chegavam por mar, em pequenos caíques.

O Canal Pico-Faial é o grande protagonista do documentário “Maresias”, que tem antestreia marcada para 8 de março, no Auditório da Madalena, assinalando o início das comemorações dos 300 anos de elevação da Madalena a Concelho.

A exibição ao grande público acontece a 10 de março, pelas 21h00, dando a conhecer as façanhas, os heróis e as histórias trágicas, que ecoam no Atlântico, retratadas nesta longa-metragem, pela voz das gentes da nossa Terra.

Celebrando mares de memória, o documentário, resultante de uma parceria entre o Município da Madalena e a Junta de Freguesia da Madalena, com cofinanciamento do Prorural, Governo dos Açores, PO 2020 e Fundo Social Europeu, será ainda exibido no dia 9 de março, na RTP-Açores, após o Telejornal.

Assista ao trailer em https://www.youtube.com/watch?v=WhlpGJGPnf8

Sinopse: Um canal de mar separa duas ilhas.

Hoje, a viagem faz-se em menos de 30 minutos. Mas nem sempre foi assim. Durante séculos, viveram-se histórias trágicas nas travessias, em caíques. A memória dos ilhéus aviva-se com o perfume das algas na “maré seca”.

Chamam-lhe Maresias.

Entre o aroma e o marulhar, lembram os que morreram e os heróis que sobreviveram.

Maresias conta a epopeia de 400 anos de trocas comerciais entre duas ilhas.

Travessias heroicas de um povo que lutou contra ventos e marés no transporte de carga pesada em caíques

CMM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.