ÚLTIMAS

PICO | 24 Escritores participam no Encontro Pedras Negras

441views

O Encontro Pedras Negras – festival de letras e livros é uma oportunidade para escritores e individualidades das letras, se encontrarem, discutirem assuntos de interesse, partilharem os seus trabalhos e conhecerem outras pessoas, com os mesmos interesses. Através de workshops, conferência, painéis, apresentação de livros, partilhas de leituras e momentos de escrita na natureza, este fim-de-semana de desenvolvimento e inspiração é aberto a qualquer indivíduo que tenha interesse na escrita. 

Depois da abertura, sexta à noite, com tributo a Eduíno de Jesus e atribuição do Prémio Atlante a Valter Hugo Mãe, os destaques incluem a apresentação da N9NA POESIA, por Henrique Levy, com poetas publicados em presença como Alexandre Borges, Daniel Gonçalves e Eduíno de Jesus. Partilha de conhecimentos da agente literária Marta Ferreira, da jornalista Maria João Martins, e um workshop de escrita para o teatro por Peter Cann, fazem parte da programação na Biblioteca Auditório da Madalena.

Domingo à noite, no Lounge do Cella Bar, participantes do encontro apresentam seus novos trabalhos, ou partilham projetos em desenvolvimento. Entre os participantes contamos com Amélia Sophia, Sandra Fernandes e o encerramento cabe ao Pedro Almeida Maia, que depois de São Miguel e Terceira, apresenta no Pico “A Força das Sentenças”, recipiente do ´Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes´. 

“Este livro é o mais íntimo de todos os que já publiquei,” explica Pedro Almeida Maia. Começou por ser uma coletânea de ideias, mas ganhou corpo quando um parente meu foi diagnosticado com Alzheimer.” Quanto a novos projetos, o escritor vai partilhar um pouco sobre um novo romance, “inspirado na história real de um indivíduo açoriano que, no tempo da Lei Seca (EUA), juntou-se à máfia e cometeu uma série de crimes. É uma história recheada de ingredientes curiosos e, ao mesmo tempo, dramáticos.” 

O Encontro Pedras Negras, no programa da 12a edição do Azores Fringe Festival, ainda conta com participação de Pedro Paulo Câmara, Pieter Adriaans, Patricia Cori, Maria João Ruivo, Malvina Sousa, José Carlos Costa, Gabriela Silva, Filipa Cruz, Diana Zimbron, Carla Gomes e Vitor Teves.  

Quem tem interesse no mundo das letras e dos livros, é só aparecer na Biblioteca Auditório da Madalena, 17-19 de maio. O Encontro Pedras Negras tem apoio da Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal da Madalena. Para mais informações e programação visite azoresfringe.com e junte-se às redes sociais da MiratecArts e do Azores Fringe Festival. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.