REGIONAL

Paulo Moniz propõe majoração nacional e europeia a investimentos nos Açores

147views

O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PM) às eleições legislativas nacionais, Paulo Moniz, defendeu a majoração, com recurso a fundos nacionais e europeus, dos investimentos em energias renováveis nos Açores, lembrando que as especificidades do arquipélago obrigam a “investimentos acrescidos” nesta área.

“Cada ilha é um sistema elétrico isolado. Não é possível, ao contrário do continente, partilhar com uma ilha vizinha o excesso de produção. Isto obriga a um investimento acrescido, que só é viável com a majoração através de fundos comunitários e nacionais que tenham em atenção a realidade dos Açores”, afirmou o candidato da AD/Aliança Democrática, no final de uma visita à Graciólica, uma empresa da ilha Graciosa dedicada às energias alternativas.

Paulo Moniz, esteve acompanhado pelo também candidato Daniel Lima, salientou que, da parte dos deputados dos Açores na Assembleia da República eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/PP, haverá o compromisso de “fazer a defesa da Região no que toca aos investimentos em energias limpas” no arquipélago, dado que se trata de um “fator crítico” para o desenvolvimento regional.

“Esta é uma realidade que exigirá uma maior atenção, quer nos fundos que são negociados com a União Europeia, quer nas políticas nacionais, nomeadamente no âmbito do PT2030”, sublinhou.

Segundo Paulo Moniz, “é fundamental que os Açores ganhem uma autonomia energética com base nas energias renováveis, porque o custo da energia elétrica vai ser ainda mais determinante para o crescimento económico e para a vida das famílias”.

“O tema das energias renováveis e a produção de energia limpa são absolutamente essenciais para os Açores”, sublinhou.

O cabeça de lista da AD/Aliança Democrática às eleições de 30 de janeiro acrescentou que o investimento na produção de energias renováveis e na capacidade de armazenamento destas “é fundamental”, não só em termos económicos, mas também para “afirmar o contributo dos Açores no combate às alterações climáticas”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.