SÃO JORGE

NORTE PEQUENO | CDS-PP/Açores aponta necessidade de um motor para a Grua da Fajã das Pontas

433views

A deputada Catarina Cabeceiras, do CDS-PP, pretende saber se estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de dotar a Grua da Fajã das Pontas de um motor. 

O pedido de esclarecimento surge sob a forma de requerimento dirigido nesta segunda-feira ao Governo Regional dos Açores, no qual a deputada refere a “necessidade de colocação de um motor” na grua, “por forma a agilizar principalmente a varagem, quando as condições de mar se tornam mais adversas”.

Catarina Cabeceiras aponta como factor preponderante a “instabilidade [marítima] sentida na costa norte” da ilha de São Jorge.

A costa norte da ilha, conforme frisa a deputada do CDS-PP, está “sujeita a condições de mar instáveis e muitas vezes adversas” assumindo por isso, esta grua, “uma localização estratégica de redundância, mas também de apoio à proteção civil”.

Observa ainda que “para além da grua do porto de pesca da Fajã do Ouvidor, não existe na costa norte da ilha de São Jorge mais nenhuma grua para além da situada na Fajã das Pontas”, o que fundamenta a necessidade de dotar esta grua de um motor.

Do trabalho desenvolvido até agora, é de assinalar “o esforço deste Governo Regional em reabilitar” a grua da Fajã das Pontas, “que se encontrava em elevado estado de degradação”, recorda Catarina Cabeceiras.

Importa lembrar que os equipamentos de varagem e arriagem são “importantes no apoio para quem possui ou utiliza embarcações náuticas nos portos de pesca e portinhos”, sendo largamente utilizados “por pescadores profissionais e lúdicos, bem como por desportistas náuticos

CDS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.