AGENDA

Museu de Angra do Heroísmo expõe sampanas chinesas na Vitrine das Curiosidades

643views

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, tem em exposição até 5 de julho, na Sala Memórias do Edifício, duas miniaturas de sampanas, esculpidas em material natural, que integram a sua Unidade de Gestão de Náutica e Aeronáutica.

Trata-se de um trabalho artesanal de nano-escultura em caroço vegetal muito polido, produzido no Extremo Oriente e executado com detalhe e rigor.

Em ambas as miniaturas podem ver-se, para além do perfil próprio destas embarcações de origem chinesa, motivos vegetalistas e figuras humanas que, numa das miniaturas, ascendem a 42.

Estas peças são expostas no âmbito da mostra mensal “Vitrine de Curiosidades”, que visa divulgar a diversidade do espólio do Museu de Angra do Heroísmo, dando visibilidade a peças em reserva cujas caraterísticas, função ou história associada evocam o espírito dos Gabinetes de Curiosidades que estão na origem dos Museus, sendo capazes de despertar a atenção do visitante, de estimular a sua imaginação e transmitir conhecimento.

As sampanas, ainda bastante comuns em países do Sudoeste Asiático, como o Vietname, Malásia ou Indonésia, caraterizam-se por terem um fundo relativamente plano, sendo geralmente impelidas por remos ou por motores fora de borda.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

FONTE: GaCS/DRC

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.