ÚLTIMAS

MADALENA | Laboratório Regional de Enologia com papel fundamental na promoção da qualidade dos produtos vitivinícolas na Região

© Governo dos Açores
628views

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural destacou hoje, na Madalena, o trabalho desenvolvido pelo Laboratório Regional de Enologia (LRE) por “desempenhar um papel fundamental na promoção da qualidade dos produtos vitivinícolas na Região”.

“Anualmente, dão entrada no LRE cerca de 4.000 amostras, de 250 a 400 vitivinicultores de diversas ilhas, mas com maior representatividade os do Pico, com cerca de 73%”, sublinhou.

António Ventura falava no âmbito do Dia Aberto do Laboratório Regional de Enologia, que teve lugar hoje, na ilha do Pico, com o intuito de divulgar os serviços ali prestados e os trabalhos desenvolvidos nos diversos sectores do Laboratório.

“Com sua equipa qualificada e serviços abrangentes, o LRE tem atendido às necessidades dos viticultores, fornecendo suporte técnico e realizando ensaios físico-químicos e análises sensoriais”, disse ainda o governante, acrescentando, no entanto, “ser importante reforçar e estabilizar a equipa técnica, obrigatoriamente no sector Laboratorial para que se possam iniciar novos projetos”.

O responsável pela pasta da Agricultura frisou que a constituição de um corpo técnico qualificado permitiu que o LRE não se centrasse unicamente na realização de ensaios físico-químicos, mas fornecesse aos viticultores dos Açores um apoio completo em todo o ciclo de produção.

“Desde a instalação da vinha, controlo de pragas, tratamentos ao longo do ciclo vegetativo, podas, enxertias, vindima, ensaios físico-químicos e organoléticos, acompanhamento enológico na produção, conservação e engarrafamento dos vinhos produzidos, um apoio que, sempre que solicitado, também pode ser realizado na exploração do vitivinicultor”, disse o Secretário Regional.

Reconhecido pelo IPAC em 19 de julho de 2016 como entidade acreditada segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, atualmente o Laboratório Regional de Enologia possui acreditação em 15 ensaios com descrição flexível intermédia, o que significa que o laboratório tem capacidade para implementar novas versões de documentos no âmbito da acreditação.

Tendo como finalidade fomentar a qualidade dos produtos vitivinícolas e outras bebidas espirituosas produzidas nos Açores, recorrendo a modernos equipamentos e às metodologias mais atualizadas, o LRE pretende alcançar um crescimento sustentado, com projeção nacional e internacional, inovador e próximo dos seus clientes, capaz de criar valor e com a aspiração de ser reconhecido como uma referência no sector vitivinícola.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.