ÚLTIMAS

MADALENA | José Carlos Garcia apresenta livro sobre indústria baleeira na Biblioteca.

707views

A Biblioteca da Madalena acolheu, esta sexta-feira, a apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, de José Carlos Garcia.

A obra resulta de um extenso trabalho de investigação sobre esta indústria, desde a pesca à transformação e aproveitamento do cachalote, abordando temas como “a cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação do azeite de peixe do Brasil e a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana”.

Editado com o intuito de preservar a memória da baleação como parte integrante do património cultural da Região, o livro, apresentado por Manuel Tomás, retrata ainda a religiosidade dos baleeiros e a construção naval.

“Remontando ao século XVIII, a caça à baleia e a indústria baleeira constituem um importantíssimo legado dos nossos antepassados, assumindo-se como parte integrante do património cultural açoriano”, referiu Mário Silva, vereador do Município da Madalena, saudando o autor pela “cuidada investigação sobre esta importantíssima atividade económica e o seu impacto no desenvolvimento local e regional”.

O serão cultural, que contou com a presença do Secretário Regional dos Transportes, Mário Mota Borges, terminou com uma sessão de autógrafos.

CMM/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.