A Biblioteca da Madalena acolheu, esta sexta-feira, a apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, de José Carlos Garcia.
A obra resulta de um extenso trabalho de investigação sobre esta indústria, desde a pesca à transformação e aproveitamento do cachalote, abordando temas como “a cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação do azeite de peixe do Brasil e a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana”.
Editado com o intuito de preservar a memória da baleação como parte integrante do património cultural da Região, o livro, apresentado por Manuel Tomás, retrata ainda a religiosidade dos baleeiros e a construção naval.
“Remontando ao século XVIII, a caça à baleia e a indústria baleeira constituem um importantíssimo legado dos nossos antepassados, assumindo-se como parte integrante do património cultural açoriano”, referiu Mário Silva, vereador do Município da Madalena, saudando o autor pela “cuidada investigação sobre esta importantíssima atividade económica e o seu impacto no desenvolvimento local e regional”.
O serão cultural, que contou com a presença do Secretário Regional dos Transportes, Mário Mota Borges, terminou com uma sessão de autógrafos.
CMM/RÁDIOILHÉU