LOCAL | Plutónio abre a 37.ª Semana Cultural das Velas, de 2 a 5 de julho (c/ vídeo)

A 37.ª Semana Cultural das Velas decorre de 2 a 5 de julho e o cartaz oficial foi apresentado esta quinta-feira, 19 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A edição de 2026 conta com Plutónio, Tributo, Nuno Ribeiro, HMB, Cláudia Martins & Os Minhotos Marotos, DJ Pedro Diaz e I Love The 90’s, reforçando o estatuto do evento como o primeiro grande Festival de Verão do Triângulo.
Organizada pela Associação Cultural das Velas em parceria com o Município, a Semana Cultural apresenta um programa abrangente com exposições, animação infantil, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, Marchas Populares e atividades ligadas à tradição taurina.
Mário Soares, Presidente da Associação Cultural das Velas, que falava na apresentação do cartaz, recorda que “Os Festivais de Verão continuam a desempenhar um papel relevante na vida cultural do arquipélago, sobretudo no Grupo Central, nomeadamente no Triângulo, onde o fluxo de pessoas entre ilhas é mais intenso. Estes eventos funcionam como um verdadeiro itinerário turístico, atraindo públicos de todas as idades”.
O programa musical arranca no dia 2 de julho com Plutónio, um dos artistas mais influentes do hip hop português e o músico nacional mais ouvido no Spotify em 2025.
Na sexta-feira, 3 de julho, regressa o grupo jorgense Tributo, com praticamente 30 anos de carreira e presença além-fronteiras. Na mesma noite atuam Nuno Ribeiro, nome destacado da pop nacional, e DJ Pedro Diaz, pioneiro da eletrónica em Portugal.
No sábado, 4 de julho, sobem ao palco os HMB, banda de groove e R&B reconhecida pelas suas mensagens positivas. Segue-se o espetáculo I Love the 90’s, dedicado aos grandes êxitos da década de 1990.
A fechar o festival, no domingo, 5 de julho, atua Cláudia Martins & Os Minhotos Marotos, grupo de música popular conhecido pela animação, concertinas e tradição minhota.
De salientar que este ano, as noites de quinta a sábado, no Palco dos Pescadores, encerrará com a atuação de Dj’s locais.
A organização recorda que, a par dos grandes nomes da música, mantem a realização de várias provas náuticas e regatas, assim como inúmeras atividades lúdicas e desportivas.
Exposições, animação infantil, atuações de Bandas Filarmónicas, de Grupos Folclóricos e Desfile de Marchas Populares, são outros destaques de mais esta edição da Semana Cultural, a par da tradição taurina, com a realização da tradicional Tourada à Corda. O evento contará também com a tradicional Tourada de Praça.
Tal como em anos anteriores, a Organização do evento evidencia esforços para apoiar as Instituições do nosso Concelho, cedendo espaços, a título gratuito, para que possam angariar verbas para fazer face aos seus planos de atividades.
Mário Soares destaca ainda “a realização de mais um ‘Quiosque do Triângulo’, espaço que permite promover os produtos de excelência das três ilhas do triângulo, para além de fomentar laços de proximidade entre estas”.
Na conferência de imprensa, foi reforçado o compromisso da organização com as instituições locais, através da cedência gratuita de espaços para angariação de fundos para as suas atividades.
Foi ainda manifestada confiança numa edição bem-sucedida, mantendo o objetivo de fazer cada vez mais e melhor pela comunidade, pelos emigrantes e por todos os visitantes do concelho e da ilha.
A 37ª edição da Semana Cultural das Velas pode ser acompanhada através da página da rede social do Facebook – Semana Cultural das Velas – .






