ÚLTIMAS

LISBOA | Apresentada 1.ª Bio-Região dos Açores na BTL 2025

166views

No âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, a AMT – Associação de Município do Triângulo apresentou a Bio-Região do Triângulo, evento que teve lugar esta quarta-feira, no arranque do certame, na capital portuguesa, e que decorre até ao próximo domingo.

As Ilhas do Triângulo, São Jorge, Pico e Faial, serão assim a primeira Bio-Região dos Açores, numa parceria da AMT com a Trybio e o Governo Regional dos Açores, cuja cerimónia de adesão à Rede Internacional de Bio-Regiões, terá lugar a 21 do corrente mês de Março, nas Velas em São Jorge.

Para o Presidente da AMT, a criação de uma Bio-Região no Triângulo, em muito irá contribuir aos mais variados níveis, desde logo na promoção deste Destino Turístico dentro daquilo que é o Destino Açores, mas também na sustentabilidade e desenvolvimento destas três Ilhas, no seu todo e, em particular, para cada um e dos seus seis Municípios.

Segundo Luís Silveira, sendo o Triângulo a primeira Bio-Região dos Açores, estas três Ilhas têm caraterísticas únicas e complementares que as levam a basear a sua promoção turística no conceito “Uma Viagem, Três Destinos”.

Neste âmbito, recorda a facilidade que existe de circulação entre estas, em que a partir de qualquer uma das três Ilhas se pode visitar as outras, considerando serem estes três territórios diferenciadores que muito têm de próximo, mas ao mesmo tempo, têm muito de diversificado.

Dando por exemplo, enquanto São Jorge se promove pelas suas Fajãs – Reserva da Biosfera, o Pico se promove pela sua imponente montanha, e o Faial pelo Vulcão dos Capelinhos. Mas também pela sua gastronomia rica e diferenciadora, aliada ao bem receber das suas gentes.

“São três ilhas distintas, unidas pela alma do oceano. Onde o saber de gerações anda de mãos dadas com o futuro. Aqui, o tempo tem outro ritmo. Os sentidos despertam, a tradição ecoa, e a natureza dita as regras. Onde as suas 

gentes aprenderam a saborear o que a natureza dá. E a força dos vulcões se mistura com a calma das marés. Um local que nos liga às origens. Que nos ensina novos caminhos. Que nos transforma”. 

O Autarca considera que a classificação do Triângulo como Bio-Região será uma mais-valia para toda esta rede de Bio-Regiões, pelas especificidades que detém o arquipélago dos Açores.

De recordar que as Bio-Regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica.

Ao todo existem mais de 1300 Bio-regiões espalhadas pelo mundo.

Bio-Região do Triângulo – Onde a Natureza Inspira e a Tradição Perdura!

AMT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.