ÚLTIMAS

LAJES DO PICO | “A Cantadeira” encerra a temporada “Música no Forte”

639views

A primeira temporada “Música no Forte”, com oito concertos de músicas do mundo, chega assim ao seu momento final. Desde o início de julho, ao pôr-do-sol de domingos, músicos regionais, nacionais e internacionais subiram ao palco do recentemente renovado Forte de Santa Catarina na vila das Lajes do Pico.

Domingo, dia 21 de agosto, a parceria da Câmara Municipal das Lajes do Pico, com a associação MiratecArts, encerra com um projeto musical que nasceu no início da pandemia e aqui estreia-se nos Açores, depois de dezenas de concertos pela Europa, A Cantadeira.

A CANTADEIRA é Mulher, Mãe, Cantora, Gaiteira, Adufeira, que digita melodias, ruídos cadenciados, murmúrios e aboios vagos. Canta a identidade numa tapeçaria de vozes, como linhas que se entrelaçam umas nas outras.

A CANTADEIRA procura inspiração nas mulheres de antigamente e nas de hoje, nas nossas mães, tias e avós que com as suas vozes nos embalaram, acolheram, criaram e nos deixaram o seu legado feminino forte e emotivo.

A CANTADEIRA é Joana Negrão, com um percurso musical ligado à música de tradição oral portuguesa, desde os Dazkarieh até aos Seiva actualmente. Apresenta-se a solo num espectáculo em que a voz é o fio condutor para paisagens sonoras ancestrais e atuais. Recorrendo à gravação constante de camadas de vozes sobrepostas gravadas ao vivo e em tempo real, A CANTADEIRA tem Voz(es) de Mulher.

Sendo assim, o público fica convidado para se juntar no local histórico da vila baleeira da ilha montanha, Forte de Santa Catarina, para encerrar, este, um dos mais cobiçados projetos culturais artísticos do verão, Música no Forte.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.