ÚLTIMAS

José Manuel Bolieiro reitera aposta no diálogo social e na democracia participativa

| Fotos: MM
399views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve hoje presente, em Ponta Delgada, na inauguração da sede do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), lembrando a aposta do XIII Executivo Regional no “diálogo social e democracia participativa”.

A inauguração da sede do CESA representa, “em nome da cidadania, da democracia e do Governo”, um “pequeno passo logístico”, mas um “grande passo demonstrativo e simbólico do valor” que este Governo dá ao “diálogo social e à democracia participativa”, sublinhou o Presidente do Executivo Açoriano.

O CESA foi criado em 2009, mas a sua instalação só aconteceu dez anos depois.

Com o XIII Governo Regional, “num espaço de menos de um ano”, foi acelerado o processo e garantida maior legitimidade a Gualter Furtado, presidente da entidade, uma “figura independente e congregadora”.

José Manuel Bolieiro destacou o recente Prémio Carreira, da Ordem dos Economistas, entregue ao furnense que preside ao CESA.

O “objetivo do progresso e do desenvolvimento”, aliado ao combate à pobreza, foram destacados pelo Presidente do Governo como desígnios regionais, também apontados na intervenção prévia proferida por Gualter Furtado.

José Manuel Bolieiro deixou ainda uma palavra elogiosa ao “trabalho, dedicação e participação cívica e pública” de todos os parceiros sociais dos Açores.

O CESA, aprovado na Assembleia Legislativa Regional, é um órgão colegial independente, de caráter consultivo, que tem por objetivo fomentar o diálogo entre o poder político e a sociedade civil, fruto de um processo de diálogo e concertação dos parceiros sociais com o Governo dos Açores.

O CESA acompanha e aconselha em matérias de caráter económico, laboral, social e ambiental.

Cabe à entidade pronunciar-se sobre anteprojetos e projetos de planos de desenvolvimento económico, social e ambiental, designadamente o Plano Regional e o Orçamento, bem como sobre os relatórios da respetiva execução, mas também sobre as políticas económica, laboral, social e ambiental, entre outras.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.