AGENDA

Isabel Mesquita com Ivo Dias e Iúri Oliveira na RTP Açores, em concerto da Temporada Cultural

| Fotos: SRCCTD
457views

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), em colaboração com a RTP Açores, promove no próximo sábado, dia 4 de dezembro, pelas 20H30, a emissão de um concerto de Isabel Mesquita com Ivo Dias e Iúri Oliveira”, na RTP Açores.

Integrado na Temporada Cultural 2021, o espetáculo, gravado ao vivo a 18 de setembro, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, apresenta temas originais do disco “Ilhéu”, da artista mariense, e do disco de estreia de Ivo Dias, “À Primeira Vista”.

Isabel Mesquita (guitarra), nascida em 1990, em Vila do Porto, Santa Maria, teve com 15 anos, a sua primeira formação através de um ‘workshop’ de voz organizado pela Associação Cultural Maré de Agosto, com a formadora Paula Oliveira, após a qual frequentou diversas formações, com nomes como Cícero Lee – com o qual nasceu o seu primeiro projeto: “Iziblues” –; com formadores do Hot Clube de Portugal; e com os professores Maria Anadon, Jorge Lee (em canto e guitarra), Paula Sousa (em piano).

Já integrou diversas formações musicais, como vocalista no projeto Gipsy World Music – Gapura; em encenações no grupo de teatro “A Jangada”, nas Flores; num tributo à bossa nova, “Nossa Bossa”; tendo sido convidada a participar no disco “Guerreiro”, de Ivo Dias, na canção “Vê o que quer”, lançado em 2018.

Nesse ano, viaja até Begues, Espanha, onde participa no “Begues Jazz Camp”. Em maio de 2019, lançou o primeiro disco em nome individual, intitulado “ilhéu”.

Ivo Dias (guitarra), filho de mãe portuguesa e pai brasileiro, nascido em Portugal, iniciou os seus estudos de guitarra clássica na Escola de Música Crescendo do Estoril, ingressou na escola de Jazz na ETIC, aprendendo com professores como Pedro Faria, Nuno Campos e Pedro Madaleno e integrando projetos como “Takinareia”, “Lusobaião”, “Zukatuga” e “Bossa&Morna”.

O cantautor lançou-se em nome próprio com os trabalhos “Se7e” (2017), “Guerreiro” (2018), encontrando-se atualmente a terminar um novo trabalho com a coprodução de Cícero Lee e com a banda “Bossa&Morna”. É professor de guitarra na escola Salesianos do Estoril.

Iúri Oliveira, percussionista profissional, que flui entre estilos desde a world wusic, ao latin jazz, fusão e fado, entre outros, já trabalhou, ao longo seu percurso, com inúmeros artistas como Madonna, no Billboard Music Awards, em Las Vegas, Sara Tavares, Selma Uamusse, AGIR, Cesária Évora Orquestra, Tété Alhinho, Sara Alhinho, Branko, Paulo de Carvalho, entre outros, criando ainda espaço para projetos seus, como “Criatura”, “They Must Be Crazy” e “Loosense”.

Formado no The Rythm Studio (London School of Popular Music) e na Drumdrumdrum, estudou com percussionistas como Marcelo Wolosky (Snarky Puppy), Steven Brezet (Snarky Puppy), Renato Martins, Jarrod Cagwin, Osvaldo Avena, Osvaldo Pegudo, Marito Marques, Sebastian Scheriff.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.