ÚLTIMAS

HORTA | “Vulcão dos Capelinhos foi responsável pela criação de um património natural único”, diz Alonso Miguel

© Governo dos Açores | Fotos: SRAAC
317views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas afirmou, esta terça-feira, que a erupção do Vulcão dos Capelinhos foi “responsável pela criação de um património natural único e de uma das mais emblemáticas paisagens dos Açores”.

Alonso Miguel, que falava na sessão de abertura das comemorações dos 65 anos da efeméride, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, relembrou que “este fenómeno mudou o mundo, sendo o primeiro vulcão submarino a ser devidamente estudado e documentado durante toda a sua atividade, despertando, por isso, desde sempre, o interesse da comunidade científica nacional e internacional.

“A sua classificação como Monumento Natural valorizou a paisagem no contexto da Rede de Áreas Protegidas dos Açores, promovendo a preservação da integridade dos seus valores naturais, cénicos, científicos, culturais e históricos”, destacou.

O governante referiu que a paisagem integra ainda a Zona Especial de Conservação e a Zona de Proteção Especial da Caldeira e Capelinhos, no âmbito da Rede Natura 2000, sendo ainda reconhecida como geossítio de relevância internacional do Geoparque Açores, integrado no Geoparque Mundial da UNESCO.

O Secretário Regional referiu que “a inóspita paisagem do Vulcão dos Capelinhos atrai milhares de visitantes todos os anos” e que, em 2008, “com a construção deste magnífico Centro de Interpretação, criaram-se as condições necessárias para uma visitação ordenada, salvaguarda do património e compreensão do fenómeno por parte dos que visitam este local”.

Alonso Miguel aproveitou a ocasião para anunciar que “a breve trecho” se pretende que o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos seja “munido de recursos digitais móveis, que vão permitir uma maior inclusão no acesso à informação, apresentando conteúdos mais detalhados para os mais curiosos, audioguias para invisuais e o acesso à informação através de linguagem gestual”.

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas referiu que, ainda no âmbito das comemorações, o Executivo “está a promover, durante os próximos dias, um conjunto de atividades a desenvolver na área envolvente do Vulcão.

Alonso Miguel terminou destacando os “extraordinários testemunhos de quem assistiu de perto ao fenómeno, viveu os acontecimentos e teve de lidar com as suas consequências”.

“Todos têm uma história distinta, mas que se une neste trágico dia, cujas memórias se assinalam e eternizam com esta comemoração”, concluiu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.