Já se encontra concluída a operação de recolocação do brasão em frente ao Forte de Santa Cruz.
“Esta ação representa o cumprimento de mais uma promessa feita aos faialenses”, afirmou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta na visita ao local, acompanhado pelo Vereador Eduardo Pereira.
Depois de tomadas diligências, designadamente junto de historiadores da ilha, Carlos Morais esclareceu que foi possível apurar que o brasão que existia no local, retirado no decurso da primeira unidade da Frente Mar, traduzia uma interpretação das antigas armas da Ilha do Faial, com base em elementos documentais sobre o tema.
“O executivo teve a oportunidade de recolher mais informação sobre o brasão e, face ao apurado, decidimos recolocar o brasão que se encontrava anteriormente no local”, revelou.
Lembrando que o Forte de Santa Cruz é monumento nacional desde 1947, o autarca declarou que “a recolocação do brasão volta a enobrecer aquele espaço, a nossa cidade e a nossa ilha”.
O trabalho de recolocação do brasão foi executado pela empresa AFAVIAS, em cerca de 3 semanas, num investimento de 10.920,00€.
CMH/RÁDIOILHÉU