ÚLTIMAS

HORTA | PS. “Câmara da Horta deve zelar pela qualidade da Praia de Porto Pim”

601views

O PS/Faial realçou, esta quinta-feira, que a Câmara Municipal da Horta se deveria “empenhar em zelar pela qualidade ambiental e turística da Praia do Porto Pim”, em vez de “tentar passar despercebida”.

A posição dos socialistas Faialenses surgiu após esta zona balnear localizada no centro da Horta, que ostenta a bandeira azul, ter sido interditada pela Autoridade Marítima, devido a contaminação das águas, estando por apurar se por bactéria fecal proveniente de fossa séptica ou por um fenómeno de acumulação de fitoplâncton.

“É muito estranho que, no auge do verão, uma das mais emblemáticas zonas balneares da ilha do Faial seja interditada, com causas por apurar, e que a nossa autarquia se remeta ao silêncio, apesar de ter sido contactada pela Autoridade Marítima, tal como foi tornado público”, frisou João Bettencourt, Secretário Coordenador de ilha do PS/Faial.

O socialista acusou a Câmara Municipal da Horta e o seu Presidente, Carlos Ferreira, de “indiferença perante o problema que se coloca”, apesar deste ser “da maior importância e da maior gravidade, seja para os Faialenses, seja para aqueles que nos visitam”.

“Acreditamos que a autarquia deveria ter um papel mais ativo no acompanhamento da situação, no apuramento dos factos e na resolução do problema, de forma a disponibilizar novamente aquela zona balnear tão cedo quanto possível”, salientou João Bettencourt.

O socialista realçou que a postura de Carlos Ferreira, agora presidente da Câmara Municipal da Horta, se “alterou muito significativamente”, porque “quando estava na oposição dizia uma coisa e agora remete-se a um silêncio profundo”.

O Secretário Coordenador de ilha do PS/Faial criticou, igualmente, o Governo Regional da coligação PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega, por “não ter assumido uma posição firme e clara desde o primeiro momento”, uma vez que decidiu “interditar parcialmente a praia e só após pressão da comunicação social optou por fechar totalmente a praia”.

João Bettencourt recordou que, ao longo do ano, as limpezas daquela praia “são raras, levam muito tempo e só são feitas a pedido dos empresários locais”, o que “espelha bem o grau de importância e de interesse que quer a Câmara Municipal, quer o Governo Regional dão aquela zona balnear.

“Os Faialenses merecem respostas mais rápidas, mais firmes, sempre que estiver em causa a saúde pública. E estranhamos muito que quem agora se encontra no poder, seja no Governo Regional, seja na Câmara Municipal, que no passado foi tão vocal e tão contestatário, se remeta agora ao silêncio, tentando passar nos pingos da chuva, procurando que ninguém se lembre deles. É uma postura cobarde e, sinceramente, os Faialenses merecem muito melhor”, finalizou o Secretário Coordenador de ilha do PS/Faial, João Bettencourt.

PS/FAIAL/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.