ÚLTIMAS

HORTA | Presidente Luís Garcia inaugurou Museu do Parlamento com  homenagem aos Antigos Presidentes 

Inauguração do Museu do Parlamento dos Açores. Horta, 13 Julho 2023 ©Hugo Moreira
395views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís  Garcia, inaugurou, o novo Museu do Parlamento, numa  cerimónia marcada por uma homenagem aos Antigos Presidentes da ALRAA, a quem foi  dedicada a principal sala daquele espaço museológico. 

A agora chamada “Galeria dos Presidentes” vai registar “para a posteridade, os seus retratos  oficiais, as suas biografias e os testemunhos dos seus mandatos”, que para o Presidente Luís  Garcia são “uma parte fundamental da nossa história parlamentar” e uma forma de honrar  “todos quantos ajudaram a criar as memórias que aqui registámos e queremos manter vivas”. 

Além dessa Galeria, a exposição permanente inclui também uma sala sobre a história do  edifício, duas salas dedicadas à Autonomia e duas salas sobre a organização e funcionamento  do Parlamento, que visam inspirar as novas gerações. 

“Com a abertura deste novel espaço museológico, queremos mostrar quem somos, o que  fazemos todos os dias e por que é fundamental o papel que o Parlamento açoriano desempenha  na consolidação do projeto autonómico com que nos comprometemos”, afirmou o Presidente  da Assembleia, na abertura da sessão inaugural. 

Lembrando que com a inauguração do Museu, se cumpre “por inteiro” a Resolução da ALRAA  de 2015, que instituiu a sua criação com o objetivo de “celebrar a memória do Parlamento dos  Açores” e “fazer a pedagogia da Autonomia política”, o Presidente Luís Garcia sublinhou que  aquele momento representou também o culminar do trabalho desenvolvido “por muita gente”,  ao longo de várias legislaturas, destacando o papel dos trabalhadores da Assembleia Legislativa responsáveis pela conceção e execução da instalação do Museu, desenvolvida durante a sua  Presidência. 

A par do Museu do Parlamento, o Presidente da Assembleia anunciou também a abertura ao  público da Biblioteca Álvaro Monjardino – inserida no mesmo edifício mas já inaugurada em  2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa -, cuja atividade se quer agora  “revitalizar”, dado estarem terminadas as limitações resultantes da instalação museológica em  curso. 

“Pretende-se que seja uma Biblioteca agregadora de conhecimento sobre a realidade política,  cultural e social da Região Autónoma dos Açores, mas também geradora de pensamento  insular”, afirmou o Presidente da ALRAA. 

O Museu do Parlamento, situado na Rua Marcelino Lima, ao lado do edifício sede da ALRAA,  inclui ainda duas salas reservadas a exposições temporárias, que foram inauguradas com a  exposição “Mário Mesquita – o jornalista, o político, o professor”, onde se pode conhecer a  vida e a obra de um açoriano que se notabilizou como pensador da democracia. 

O novo espaço museológico está aberto ao público das 10 às 17 horas, nos dias úteis, e das 14  às 17 horas ao fim-de-semana, podendo ainda ser agendadas visitas guiadas. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.