ÚLTIMAS

HORTA | Presidente da ALRAA apela “à construção de uma sociedade mais  justa, mais inclusiva e mais tolerante”

318views

“Construir uma sociedade cada vez mais justa, mais inclusiva e mais tolerante”, mas também  “intergeracional” foi o mote lançado pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região  Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, na abertura das comemorações do Dia  Internacional da Deficiência, que tiveram lugar no dia 5 de dezembro, na sede do Parlamento  açoriano, na cidade da Horta. 

Por entre explosões de alegria humana e cores natalícias, o Presidente Luís Garcia recebeu os utentes do projeto Moviment’Arte, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do  Faial (APADIF), do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – CACI, da Santa Casa  da Misericórdia da Horta, que ajudaram a montar a árvore de Natal e o presépio daquela  instituição parlamentar, mantendo uma prática que já se tornou tradição. 

Este ano, reforçando a vertente intergeracional, participaram também nas comemorações os  utentes do Centro de Dia da Casa do Povo da Feteira, que contribuíram para o programa com  uma atuação musical, a que se seguiu um momento de dança, interpretado pelo grupo de utentes  do CACI, da Santa Casa da Misericórdia da Horta, e por outro cântico de Natal, interpretado  pelo grupo de utentes do projeto Moviment’Arte da APADIF. 

Para o Presidente do Parlamento açoriano, esta é uma forma da casa da Autonomia “dar o  “exemplo”, mas também de homenagear o “trabalho destas instituições”, que “têm feito um  trabalho muito meritório no acolhimento destas pessoas e na construção de uma sociedade cada  vez mais inclusiva”. 

Este programa das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, à  semelhança de anos anteriores, uma organização conjunta dos utentes das referidas instituições, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que assinala  também o início das comemorações natalícias daquela instituição parlamentar. 

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.