A Câmara Municipal da Horta inaugurou ontem o primeiro Parque Canino na ilha do Faial, designado de “Parque Canino da Horta”, localizado no Parque Vitorino Nemésio (Parque da Alagoa).
Para o Presidente da Câmara, “esta é mais uma resposta enquadrada na implementação de medidas do Município que promovem o bem-estar animal, resultando de uma recolha de vários contributos, entre eles o aconselhamento da AFAMA”.
O investimento na estrutura ascendeu aos nove mil euros, e consiste “num equipamento para ajudar à socialização e diversão dos nossos amigos de quatro patas, quer como espaço de lazer e recreio, permitindo que as pessoas possam passear os seus animais e proporcionar-lhes mais liberdade, quer como local adequado para o ensino e o treino”.
“A estrutura tem 450 metros quadrados e inclui um sobe-e-desce, uma rampa, pilaretes para circundar, e um túnel, contemplando, também, um bebedouro, um banco para os tutores se sentarem, papeleira, dispensador de sacos e recipiente para os dejetos dos animais” evidenciou o edil, que anunciou ainda que o local será em breve dotado com reforço na iluminação.
Carlos Ferreira destacou ainda que “o Parque Canino é um espaço vedado, de forma a garantir a segurança dos animais, dos seus tutores e de todos os munícipes que utilizam o Parque Vitorino Nemésio”.
Na inauguração estiveram ainda presentes alguns dos cães da AFAMA, que estrearam os equipamentos.
Refira-se que o Parque Canino Municipal é de acesso livre, mas encontra-se sujeito a um conjunto de regras de utilização que se encontram descritas no painel à entrada do espaço.
CMH/RÁDIOILHÉU