“Promover e divulgar a produção literária, priorizar os nossos autores e potenciar a cultura são fatores essenciais para o Município da Horta”, destacou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta no lançamento do livro de poemas “Um Pouco da Alma”, da autoria do Professor Rui Machado.
“O Município pretende potenciar a cultura como ponto nevrálgico da nossa vida comunitária. É fundamental valorizar a história, o património e a identidade da cidade da Horta e do Faial”, afirmou.
Na sessão que decorreu na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Carlos Morais realçou também que “a apresentação de um livro deverá constituir-se num encontro de comunicação e de partilha, num envolvimento recíproco do autor, apresentador e leitores, motivando a leitura”.
Enaltecendo o trabalho do autor, cujos poemas são conhecidos por explorar temas como a natureza, a memória e a identidade cultural, o autarca afirmou que “a inspiração é, para qualquer poeta ou escritor, quase sempre um respirar de ‘alma’ que acaba por se traduzir num livro como este, enriquecendo o universo literário da ilha do Faial”.
Apresentada pela filha do autor, Inês Salgueiro Machado, a obra de poesia “Um Pouco da Alma” foi lançada pelo Núcleo Cultural da Horta, com apoio do Município da Horta.
CMH/RÁDIOILHÉU