ÚLTIMAS

HORTA | Manuel São João defende uniformização de procedimentos de controlo e inspeção

© Governo dos Açores
425views

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, defendeu ontem que as missões da Agência Europeia do Controlo das Pescas (EFCA) devem servir de base para que se atinjam objetivos comuns e convergentes, na área do controlo e inspeção das pescas.

Durante uma visita ao navio Ocean Guardian, no Porto da Horta, Manuel São João frisou que “a Região Autónoma dos Açores, depara-se com condicionalismos específicos, mas permanentes”.

“Estas missões da EFCA são ações que muito nos exultam e que contribuem decisivamente para reforçar e uniformizar metodologias e procedimentos de controlo e inspeção, nacionais e da União, e igualmente me congratulo com as interações havidas com a Força Aérea e o navio patrulha, no âmbito das missões de vigilância marítima na subárea dos Açores, ações que certamente também envolverão a Marinha”, disse.

“Juntos somos melhores e mais fortes em prol de objetivos comuns e convergentes”, prosseguiu o governante.

Acompanhado pela Diretora Executiva da Agência Europeia do Controlo das Pescas, Susan Steele, Manuel São João acrescentou que “neste processo, o setor açoriano da pesca profissional, da pesca lúdica, e as associações representativas da pesca e das atividades conexas, em particular, bem como todos os restantes da fileira, têm um papel decisivo para o exercício de atividades e operações de pesca praticadas de forma responsável e sustentável, sendo importantes ‘players’ neste processo”.

“O mar constitui o nosso maior ativo, pelo que o XIII Governo Regional dos Açores definiu uma Estratégia Regional para o Mar dos Açores, baseada nomeadamente na defesa e monitorização dos nossos ecossistemas marinhos e costeiros”, salientou, recordando que “o Mar não é mera retórica, pelo que se decidiu nos Açores antecipar em sete anos a implementação das metas de Áreas Marinhas Protegidas”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.