ÚLTIMAS

HORTA | José Manuel Bolieiro reitera necessidade de “conjugação de esforços” entre Governo e autarquias

© Governo dos Açores
264views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência, na Horta, os autarcas da Associação de Municípios do Triângulo, reiterando a ideia de que é necessária haver uma “conjugação de esforços” entre o Executivo e o Poder Local em prol do desenvolvimento das populações.

“Comungamos nesta reflexão sobre as prioridades e a importância estratégica das acessibilidades aérea e marítima para o desenvolvimento e mobilidade”, sustentou, no final do encontro, o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro referia-se, em concreto, à entrada em vigor da “Tarifa Açores”, no campo aéreo, e a da nova ligação marítima “inovadora” criada pelo Governo entre São Roque do Pico e a ilha de São Jorge – ambas as medidas “potenciaram a economia e o desenvolvimento” de São Jorge, Pico e Faial.

O governante elogiou a “unidade organizativa” que a Associação de Municípios do Triângulo representa enquanto movimento de “promoção e incentivo ao desenvolvimento que o Triângulo potencia no quadro dos Açores”.

No que refere aos desafios mais imediatos destas três ilhas em concreto, o Presidente do Governo reconheceu que o “combate à sazonalidade” no campo turístico é um dos elementos em ter em conta.

“Temos de ter estratégias, numa conjugação entre o Governo Regional e as autarquias”, lembrou.

O atual Governo dos Açores criou a Direção Regional da Cooperação com o Poder Local, e tem no diálogo com os representantes locais eleitos uma constante e prioridade.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.