ÚLTIMAS

HORTA | Emigrantes faialenses recebidos no Salão Nobre

478views

O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou o papel da comunidade emigrante na diáspora no convívio que reuniu mais de uma centena de emigrantes no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Lembrando que a 2 de setembro se assinalam os 65 anos da aprovação do ‘Azorean Refugee Act’, importante acontecimento a permitiu que milhares de açorianos a oportunidade de melhorar as suas vida em território norte-americano, Carlos Ferreira destacou também o trabalho desenvolvido pelo Município no estreitamento das relações com a diáspora, nomeadamente nas relações com as cidades-irmãs: New Bedford e Fremont, nos Estados Unidos, e as cidades brasileiras de Porto Alegre e, mais recentemente, Gravataí.

“Nós precisamos e queremos preservar e valorizar a ligação sentimental, afetiva e cultural que temos com a nossa comunidade emigrante, sobretudo com as novas gerações, porque se não tivermos esse cuidado, acabamos por perdê-la”, considerou o autarca, que, na presença do Diretor Regional das Comunidades, Dr. José Andrade, realçou a importância destes momentos, que servem também para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no concelho.

“Pretendemos criar desenvolvimento e economia e gerar riqueza e emprego para que as pessoas precisem cada vez menos de apoios sociais. Estamos a apostar muito na educação, uma área prioritária da governação municipal. É através dela que podemos fazer com que as famílias mais desfavorecidas possam quebrar esse ciclo de pobreza nas novas gerações”, declarou.

Dirigindo-se aos emigrantes, “que saíram do Faial à procura de uma vida melhor, e que trabalharam muito para criar melhores condições para os seus filhos e netos”, Carlos Ferreira reconheceu o trabalho feito na diáspora e defendeu “a valorização do trabalho e do mérito individual”.

“Temos de perceber que é com o nosso esforço e empenho que conseguimos ir mais longe na vida e contribuir mais para a nossa ilha, para a Região e para o País”, afirmou.

Convidando todos a participar na próxima edição da Noite Branca – Horta White Experience, agendada para 6 de julho de 2024, o edil lançou também o desafio à comunidade emigrante “para que invistam no Faial, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida”.

No final da sua intervenção, o Presidente da Autarquia deixou ainda o convite aos emigrantes para participar na Semana do Mar, as maiores festas concelhias, que decorre de 4 a 13 de agosto, com a esperança que voltem todos os anos à ilha azul.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.