DIÁSPORAÚLTIMAS

HORTA | Carlos Ferreira destaca relevância da diáspora faialense e açoriana

322views

O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância das comunidades faialenses e açorianas da diáspora, na apresentação do livro “Migrações de retorno no contexto insular açoriano: o regresso voluntário à região de origem. A experiência faialense”, da autoria de Filipa Couchinho.

Relembrando os acordos de geminação assinados com as cidades norte-americanas de New Bedford, em 1972, e Fremont em 1987; e brasileiras de Porto Alegre, em 2012 e muito brevemente Gravataí, Carlos Ferreira evidenciou a importância que o Município dá aos seus emigrantes e à história da emigração faialense.

“O Município acolhe todos quantos retornam à sua terra e releva da maior importância todos os que se fixam na ilha, também eles muitas das vezes migrantes, contribuindo de forma relevante para o progresso e crescimento da economia local e para o enriquecimento cultural da nossa comunidade”, destacou o autarca.

Deixando uma palavra de reconhecimento e a gratidão à autora do livro, o edil afirmou, na sessão de apresentação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que “este livro deve promover a reflexão que nos merece esta matéria, no sentido de se compreender os movimentos migratórios faialenses, no tempo e no espaço, compreendendo de igual forma as diversas circunstâncias que enformam o retorno dos cidadãos em direção à sua pátria e às raízes familiares e históricas”.

Esta edição, da responsabilidade da Editora Letras Lavadas, contou com o apoio do Município da Horta, Governo dos Açores, Núcleo Cultural da Horta e Junta de Freguesia da Conceição, e foi apresentada pela ex-Diretora Regional das Comunidades, Dra. Alzira Silva.

CMH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.