ÚLTIMAS

GRACIOSA | Governo da Coligação vai devolver a notoriedade às Termas do Carapacho

448views

O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, garantiu que o Governo da Coligação “vai devolver a notoriedade às Termas do Carapacho, uma joia da coroa das potencialidades de desenvolvimento da Ilha Graciosa, no âmbito do turismo, da saúde e do bem-estar”.

O social-democrata falava no primeiro dia das jornadas parlamentares conjuntas (PSD, CDS-PP e PPM) na Graciosa, após uma visita àquela unidade termal, onde destacou que “já foi publicada a resolução para a abertura de um concurso para a exploração das Termas do Carapacho, recorrendo a todas as suas valências”.

“Viemos aqui dar nota da devolução que a atual legislatura está a prestar a esta unidade termal”, sendo que “o Governo da Coligação já preparou, no Plano e Orçamento para 2024, uma proposta para um projeto de ampliação das próprias Termas”, frisou Bruto da Costa.

“Temos aqui águas medicinais únicas no mundo, com características muito próprias, e tem sido quase um desperdício para a ilha não desenvolver este espaço, como agora o atual Executivo está a fazer”, afirmou o social-democrata.

“Este é um lugar especial, com vista para todo o Grupo Central, com aptidões próprias para todos os que nos queiram visitar, e de que a Graciosa pode naturalmente usufruir”, relembrou.

Assim, os deputados das três forças políticas que suportam o Governo Regional, quiseram também “sinalizar, a todos aqueles que se dedicam a esta área de negócio do termalismo, uma oportunidade que não devem deixar fugir, afinal será devolvida, também aos graciosenses, a notoriedade e a excelência do que aqui se pode oferecer”, disse João Bruto da Costa.

Tendo em conta que a Ilha Graciosa integra, desde setembro de 2007, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, os partidos da Coligação escolheram mesmo o desenvolvimento sustentável e a Biosfera como temáticas para as jornadas parlamentares em curso.

“Essa distinção atribuída à Graciosa significa a relação do Homem com o ambiente e com o território, e queremos valorizar isso também na cultura e no desenvolvimento económico, porque sem a presença humana e sem a manutenção do povoamento da ilha não há Biosfera”, alertou o líder da bancada do PSD no Parlamento açoriano.

“No âmbito dessa mesma valorização, estamos a visitar várias entidades e locais da ilha, para promover essa diferenciação que a Graciosa tem, e que desde logo o Plano para 2024 também aproveita, na senda desta legislatura”, concluiu João Bruto da Costa.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.