REGIONAL

GRACIOSA | Bombeiros na lista prioritária para aquisição de novo autotanque, garante Clélio Meneses

| Fotos: SRSD
283views

A Associação de Bombeiros Voluntários da Graciosa está entre as oito congéneres que constam de uma lista prioritária para aquisição de autotanques, revelou na terça-feira o Secretário Regional da Saúde de Desporto.

À margem de uma visita ao quartel de bombeiros, em Santa Cruz, Clélio Meneses adiantou que “a aquisição da viatura será concretizada por esta ser uma reivindicação antiga e porque esta é a única associação de bombeiros na ilha”.

“Não podendo contemplar todas as 17 associações de bombeiros da região, a da Graciosa está nas oito primeiras prioridades para aquisição do veículo. Logo que possível avançamos para a aquisição”, frisou.

O governante relevou o “grande esforço” da Associação de Bombeiros Voluntários da Graciosa na manutenção das viaturas de que dispõe, mas sublinhou que “a aquisição do autotanque é uma prioridade”.

Instado a comentar a falta de voluntários que se manifesta nesta e em outras associações congéneres, Clélio Meneses considerou que a situação dificulta a renovação de quadros, mas lembrou que o “Governo está a trabalhar no Estatuto Social dos Bombeiro, a apresentar ao próximo Conselho Regional do Bombeiro, por forma a que sejam criados alguns incentivos a esta atividade”.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto disse ter encontrado na Graciosa uma associação “bem organizada”, com diversos projetos, e manifestou a disponibilidade do Governo dos Açores para “cooperar e colaborar de acordo com as disponibilidades orçamentais da região”.

Ainda em Santa Cruz, o Secretário Regional da Saúde e Desporto reuniu-se com o Presidente da Câmara Municipal, com quem abordou as principais questões de interesse para a Graciosa, nas áreas da saúde, desporto e proteção civil.

O autarca, António Reis, manifestou disponibilidade do município para colaborar com o Governo dos Açores, nos projetos em curso, nas áreas referidas.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.