O Governo Regional vai implementar, em 2023, um plano para a produção de leite em São Jorge, para evitar que a sua redução coloque em causa a sustentabilidade do setor.
Este ano, prevê-se uma quebra, mas ainda não é preocupante, assegura o secretário regional da Agricultura. “Até ao final do ano, vamos definir um valor a partir do qual a produção de leite não pode descer. Quando descer abaixo de um determinado valor, que nós estimamos que pode ser, por aproximação, 26 milhões de litros de leite [por ano], pode pôr em risco a sustentabilidade de toda a fileira e das cooperativas”, adiantou António Ventura.
O plano, a implementar em 2023, será elaborado em colaboração com a União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge (Uniqueijo) e com a associação de agricultores da ilha.
Segundo o secretário regional da Agricultura, em 2021, a produção de leite em São Jorge rondou os 30 milhões de litros e “a estimativa é que chegue aos 27,5 milhões de litros” em 2022.
António Ventura assegurou, ainda assim, que a quebra de produção de cerca de 10% “não é preocupante”. “Por isso é que existe este plano, para que a matéria-prima não desça, tendo em conta que o leite em São Jorge tem um efeito multiplicador em toda a economia”, apontou.
Segundo o governante, o plano não vai implicar “um aumento de recursos financeiros”, mas uma “reorganização dos serviços públicos e da política pública em São Jorge”. O executivo açoriano pretende criar “uma equipa técnica de acompanhamento no terreno” para o queijo de São Jorge. “Queremos promoção da matéria-prima e do queijo de São Jorge e formação de curta duração, no âmbito da produção e das energias locais, desde logo o incentivo à produção de mais biológica”, adiantou o secretário regional.
António Ventura salientou que há cada vez mais recurso à pastagem na produção de leite em São Jorge e menos utilização de adubos e rações. Registou-se ainda um aumento de 54 hectares na área candidata a agricultura biológica, havendo atualmente “644 hectares de pastagem de área biológica em São Jorge”.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU