A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove no dia 22 de janeiro, pelas 16h00, uma homenagem a Maria José Cavaco (1967-2022), uma das mais relevantes artistas plásticas dos Açores, que nos deixou recentemente.
A cerimónia, presidida pela Secretária Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, contará com os testemunhos dos amigos da artista e companheiros do seu percurso artístico, Igor Espínola de França, Paula Mota e Victor dos Reis.
Nesta homenagem, será lançado o livro decorrente da exposição retrospetiva da artista, intitulada “Lugares de Fractura”, promovida pelo Arquipélago em 2021.
A edição representa a mais completa obra sobre o seu trabalho que, além de documentar visualmente a exposição, possui ensaios de Victor dos Reis, crítico, curador e professor das Belas Artes de Lisboa e de Maria do Mar Fazenda, historiadora de arte e curadora.
É ainda publicada uma longa conversa entre Maria José Cavaco e João Mourão, diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e curador da exposição da artista.
Na cerimónia, o Arquipélago assinala também a aquisição da obra “Cem Desenhos Vermelhos” para a coleção desta instituição e a doação, ainda em vida da artista, da peça “História de Uma Princesa”.
São duas peças de grandes dimensões que enriquecem, assim, o núcleo de obras da artista que o Arquipélago possui na sua coleção e que irá permitir manter o legado de Maria José Cavaco.
GA/RÁDIOILHÉU