FLORES | Radar Meteorológico da ilha “vai avançar até ao final do ano”, assegura Francisco César
Francisco César, deputado do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, assegurou, esta terça-feira, que o radar meteorológico da ilha das Flores “vai avançar até ao final deste ano”.
Segundo o parlamentar, que falava no âmbito da deslocação dos deputados socialistas eleitos pelo círculo dos Açores à ilha das Flores, “terminou no passado dia 27 de setembro a fase para apresentação de propostas no âmbito do concurso público do Estado”, sendo que agora, e após a análise das propostas dos concorrentes, “estamos preparados para podermos ter, até ao final do ano, a adjudicação para construção do novo radar meteorológico da ilha”.
Na ocasião, e numa referência à cobertura do 5G na ilha, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS enalteceu ainda o facto de 75% das freguesias da ilha das Flores, passarem a ficar abrangidas por essa tecnologia, salientando, também, que em matéria de fibra ótica, mesmo as zonas brancas, e em específico a freguesia de Ponta Delgada, que tinha ficado excluída da operação comercial, “vai ter a sua cobertura realizada com um lançamento de um concurso da parte do Governo da República, até ao final deste ano”.
Durante esta deslocação, na qual realizaram um trabalho de proximidade com a população e diversas reuniões com instituições locais, o deputado socialista assinalou, ainda a visita ao Tribunal, matéria na qual assinala a necessária e urgente intervenção do Ministério da Justiça.
“Sabemos que esta é uma matéria que já está elencada pelo Ministério da Justiça como algo urgente e que vai ser incluído no caderno prioritário de intervenção deste Ministério”, referiu o socialista.
Durante a deslocação de Francisco César, Sérgio Ávila e João Castro à ilha das Flores, os deputados socialistas manifestaram ainda a sua preocupação com o crescente aumento da inflação, salientando, por isso, o compromisso do Governo da República nesta matéria.
“Por incrível que pareça, nos Açores o Governo da República é o único que está a tentar combater a inflação, na ausência de esforço da parte do Governo Regional”, referiu Francisco César, para salientar as diversas medidas apresentadas pelo Governo da República para fazer face ao aumento crescente da inflação e que terão impacto na Região.
PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU